OCEANO
VIVO
PELO FIM DA PESCA E AQUACULTURA
2ª Edição
Pesca e aquacultura sob a perspectiva do impacto ambiental e da senciência animal
29 de Março de 2025, sábado
Debate: 16h30 às 18h30
Local: Auditório Unibes Cultural
R. Oscar Freire, 2500 – São Paulo – SP
ORGANIZADORES
A campanha “Oceano Vivo” foi uma iniciativa do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal em parceria com a Sea Shepherd Brasil (SSB) e Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) para um movimento global em prol do Dia Mundial pelo Fim da Pesca e Aquacultura (World Day for the End of Fishing and Fish Farming – WoDEF).
objetivo
A campanha tem como objetivo conscientizar o público sobre os impactos negativos da pesca e aquacultura desenfreadas no meio ambiente aquático, destacando o sofrimento dos animais e o esgotamento dos recursos naturais.
Problemas associados à pesca e aquacultura
A pesca e a aquacultura têm um impacto devastador sobre os ecossistemas marinhos e causam sofrimento extremo aos peixes e outros animais aquáticos. Milhões de toneladas de peixes são mortos anualmente, e a pesca de arrasto destrói o fundo dos oceanos, capturando animais indesejados que são descartados. Os métodos de captura, como o espinhel, causam imenso sofrimento, enquanto a piscicultura mantém os peixes em condições deploráveis, resultando em altos índices de mortalidade. Adicionalmente, a sobrepesca ameaça a renovação das populações de peixes, pescando espécies desconhecidas e animais cada vez mais jovens.
A falta de consideração pelos peixes e animais aquáticos no contexto do direito dos animais mostra um claro especismo que silencia suas experiências e direitos. Acreditamos que o que transformará essa realidade será a conscientização da sociedade sobre os problemas associados à pesca e aquacultra, além da adoção de políticas públicas para coibir situações degradantes para os animais, seres humanos e os ecossistemas.
Na aquacultura os animais e o meio ambiente também sofrem!














É POSSÍVEL DEIXAR DE INGERIR PROTEÍNA ANIMAL
É SAUDÁVEL CONSUMIR PEIXE?
O consumo de peixes para alimentação humana é defendido como uma prática saudável do ponto de vista nutricional, no entanto existem contestações com relação a essa ideia. Para saber sobre os impactos do consumo de peixes na saúde humana, ambiental e animal, clique na cartilha ao lado em que demonstra informações científicas e técnicas sobre os impactos negativos nesse consumo.
Existem diversas opções vegetais que imitam o sabor, aspecto e aroma da carne de peixe. A qualidade de uma dieta não se baseia pela presença ou ausência da carne no cardápio, mas sim a forma de como ela é feita. Uma dieta vegetariana cuidadosamente planejada, assim como qualquer dieta bem elaborada, é capaz de fornecer todos os nutrientes necessários para uma saúde ótima e também auxilia para um desenvolvimento sustentável.
O PRATO SAUDÁVEL
Organizadores
Apoiadores


Referências
Fishcount.org.uk : towards more humane commercial fishing. Disponível em: <https://fishcount.org.uk/>. Acesso em: 22 fev. 2024.
PEREZ, J.A.A. 2009. Potenciais de rendimento dos alvos da pesca de arrasto de talude do Sudeste e Sul do Brasil estimados a partir de parâmetros do ciclo de vida. Braz. J. Aquat. Sci. Tecnol. 10(2): 1-11.
ZAMBONI, A. et al. A Contribuição da ciência pesqueira para uma pesca sustentável, Auditoria da pesca, Brasil 2022. Brasília DF: Oceana Brasil, 2023. CEMBRA, 2013. O Brasil e o mar no século XXI: Relatório aos tomadores de decisão do País. Centro de Excelência para o Mar Brasileiro; Rio de Janeiro/RJ.