Provas de laço evidenciam crueldade animal em rodeios e vaquejadas

Se você ainda acha que rodeios e vaquejadas não são cruéis o bastante para serem banidos, essa prova vai te convencer a nunca mais pisar em um evento desse tipo. As provas de laço, simples ou em dupla, utilizam bezerros muito jovens, com cerca de 40 dias de vida, que são laçados pelo peão, montado a cavalo e em velocidade. Os animais são capturados pelo pescoço, o que faz com que parem de forma brusca e caiam no chão. Com o bezerro imobilizado, o peão amarra três das quatro patas do animal e o levanta, como forma de marcar a vitória. A prova também é uma corrida contra o tempo, o que aumenta ainda mais a intensidade dos movimentos e a possibilidade de danos físicos aos animais.

As possibilidades de lesão são muitas: coluna vertebral, patas dianteiras e traseiras, costelas, rupturas de órgãos internos… Afinal, são bezerros jovens, que ainda estão no início de seu desenvolvimento. Além dos danos físicos, o sofrimento psicológico é inegável, fruto da perseguição e subjugação. “Todas as provas de rodeio e vaquejada causam sofrimento aos animais, mas as provas de laço têm tantos agravantes que em algumas cidades estão proibidas”, explica Haiuly Viana, coordenadora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. É caso do Rodeio de Barretos, maior festa do tipo no Brasil, que deixou de realizar provas de laço depois que um bezerro em 2011.

Entenda porque rodeios e vaquejadas são cruéis!

Nas provas de laço em dupla, o sofrimento também é dobrado. Nesse tipo de prova, são dois peões perseguindo o bezerro: enquanto um laça a cabeça, o outro laça as patas traseiras. Depois, um de frente para o outro, os peões puxam o animal em sentidos opostos. Nem precisa dizer que o risco de lesões, dor e morte é ainda maior!

Algumas cidades brasileiras, como Pereiras (SP), também têm questionado legislações municipais que entendem rodeios e vaquejadas como patrimônio cultural ou imaterial. O caminho, entretanto, ainda é longo e precisamos de você para colocar um fim nesta crueldade.

Ajude a criminalizar essa crueldade!

Caso você tenha notícia de alguma prova de laço ou qualquer outra prática de rodeio e vaquejada que submeta os animais ao sofrimento próximo de você, fale com a gente. Preencha o formulário e nós vamos montar uma denúncia para enviar ao Ministério Público e pedir o cancelamento do evento. Você também pode denunciar diretamente ao Ministério Público de seu estado. #proteçãoanimal

Compartilhe

veja mais