Pelo fim da crueldade contra patos e gansos

Porque, assim como todos os vertebrados, patos e gansos são sencientes, portanto podem ser extremamente prejudicados pelas condições às quais são submetidos. Assim, naturalmente já são indivíduos com os quais o Fórum Animal se preocupa. Mas o que motiva, especificamente, um projeto voltado à eles é o fato de serem vítimas de um dos sistemas de criação mais cruéis que existem, o qual inclui a prática de alimentação forçada que leva ao adoecimento proposital das aves, configurando um cenário de crueldade extrema.  Pela impossibilidade de assumir todas as causas que merecem atenção, o Fórum Animal prioriza o combate às piores práticas humanas em termos de sofrimento animal. Portanto, não poderíamos deixar de lutar pelo fim da tortura feita com os patos e gansos.

 

Porque a produção de foie gras inclui uma prática extremamente cruel: a alimentação forçada de patos e gansos. Consiste em enfiar um tubo de metal, à força, no esôfago das aves para garantir que uma grande quantidade de alimento seja engolida. Como as aves jamais iriam, por conta própria, ingerir tanto alimento, os criadores usam a força para empanturrá-las. Ao fazer isso repetidas vezes, os produtores conseguem fazer com que as aves desenvolvam uma doença chamada esteatose hepática. Com isso, o fígado delas fica enorme e repleto de gordura. Esse fígado doente é usado para fazer uma iguaria de origem francesa, chamada Foie Gras. Para a saúde e bem-estar das aves essa situação é péssima, mas para os que se beneficiam com a produção de foie gras, sejam produtores, comerciantes ou consumidores, isso é desejável.

O Problema

A criação de patos e gansos para a produção de Foie Gras envolve graves problemas de bem-estar animal e éticos. Além das complicações típicas de qualquer sistema intensivo de criação (confinamento, restrição de espaço, falta de oportunidade para expressão de comportamentos naturais saudáveis, etc), a produção de Foie Gras usa um método de alimentação forçada extremamente danoso para os animais. Por isso, é apontado como problemático por muitas orientações técnicas, resoluções normativas e legislações e brasileiras e é proibido em alguns países

Por implicar uma prática altamente cruel para os animais que tem baixa relevância social e econômica no Brasil, lutamos pela interrupção urgente da produção e venda de foie gras em todos território nacional.

O que o Fórum Animal tem feito para combater o sofrimento de patos e gansos?

Visibilidade
Dar visibilidade ao sofrimento dos indivíduos explorados pela indústria do Foie Gras Business. Foco na senciência das aves.
Conscientização
Promover conscientização sobre o problema da crueldade contra patos e gansos. Foco na motivação moral pública.
Banimento
Construir e colaborar com estratégias legais em prol da proteção de patos e gansos. Foco na defesa de direitos animais e ações legislativas.

Ajude a divulgar nosso questionário para entendermos o posicionamento da sociedade sobre foie gras:

NOTÍCIAS

Como ajudar os patos e gansos:

Assine e compartilhe a petição que a Animal Equality criou para ajudar os patos e gansos do Brasil

fale conosco

Karynn Capilé

Coordenadora de Bioética no Fórum Animal