Rede Nacional
de Educação Humanitária
(RedEH)

Quem somos

A Rede Nacional de Educação Humanitária é um grupo de professores e pesquisadores da área de ensino e de pesquisa em educação em torno da substituição de práticas e conscientização ética a respeito da instrumentalização de animais não humanos em atividades de ensino, pesquisa e treinamento. Atualmente, é coordenada pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

A educação humanitária abarca um conjunto de saberes, recursos e abordagens que têm por objetivo instruir sobre direitos humanos, direitos dos animais, preservação ambiental e temas culturais, reconhecendo-os como elementos fundamentais e interligados de uma sociedade equitativa e sustentável. Funciona como uma ferramenta que permite uma visão crítica e empática do mundo.

A frente do Ensino Básico conta com o programa Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal (EAHBEA), que já esteve em cerca de 100 municípios de 15 estados brasileiros e capacitou mais de 10 mil docentes, gestores e coordenadores pedagógicos. 

Atividades
  • Programa Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal (EAHBEA),

Curso que percorre diversos municípios do Brasil com uma missão: enraizar o respeito à vida animal em gerações presentes e futuras por meio da educação. Elizabeth MacGregor, presidente do Fórum Animal, já trabalhou em cerca de 100 municípios de 15 estados brasileiros e capacitou mais de 10 mil docentes, gestores e coordenadores pedagógicos. 

Depois de passar pelo treinamento, os professores têm potencial para disseminar o conhecimento a milhões de alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio. Nosso material didático foi reconhecido pela Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC) e é distribuído gratuitamente aos professores capacitados. 

PROGRAMA DO CURSO

A frente do Ensino Superior da RedEH é resultado do projeto “Mapeamento do Uso de Animais para a Educação de Graduação no Brasil” e reconhecido pelo Prêmio Lush 2014, ano de sua criação. 

Acreditamos na necessidade de formar profissionais para um novo paradigma científico, substituindo o uso de animais por novas metodologias, e assim realizando o treinamento e ensino de forma problematizada e ajustada ao futuro profissional dos estudantes.

Atividades
  • Atuação no desenvolvimento da RN 38/2018 do CONCEA/MCTI (revogada pela RN 53/2021), que versa sobre o uso de animais no ensino.
  • Produção de artigo refente a RN 38/2018 Link
  • Elaboração de artIgo para a revista científica ATLA com o mapeamento do Uso de Animais para a Educação de Graduação no Brasil em 2014, estudo pioneiro no país. Link  

membros

A RedEH é aberta a todas as pessoas professoras e pesquisadoras em educação humanitária, bioética e ética animal e novos métodos de ensino de ciências da vida e saúde que visem formar pesquisadores e profissionais adaptados ao novo paradigma científico, com métodos avançados de pesquisa e substituição. 

Dr. Róber Bachinski

Membro fundador e atual diretor do Instituto 1R e desenvolvendo o projeto para mapeamento do uso de animais e alternativas no ensino superior no Brasil, financiado pelo Lush Prize 2014, também desenvolvendo o projeto de um modelo sintético open-source para treinamento de suturas, incisões e ligaduras;

Prof. Dr. Luciano da Silva Alonso

Departamento de Biologia Animal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), coordenando o projeto de extensão “Ensino humanitário na UFRRJ: práticas pedagógicas inclusivas e métodos alternativos ao uso de animais” para a divulgação de métodos de ensino humanitário na universidade, incluindo a utilização de cadáveres obtidos eticamente para aulas de anatomia e técnicas cirúrgicas;

Prof. Dra. Rita Leal Paixão

Membro fundadora do Instituto 1R, professora associada da Universidade Federal Fluminense (UFF), promovendo os métodos humanitários em aulas de fisiologia e divulgando abordagens em educação humanitária para o ensino fundamental, e assim defendendo a formação dos profissionais para uma nova ciência, sem o uso de animais;

Prof Dr. Gutemberg Gomes Alves

Membro fundador do Instituto 1R e professor do Departamento de Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal Fluminense (UFF), trabalhando em novas abordagens de ensino de biologia celular, para treinamento dos estudantes através de educação ativa por problematização e aproximando os estudantes às práticas profissionais com biologia celular aplicada e testes in vitro;

Prof. Dr. Simone Tostes de Oliveira Stedile

Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenadora do projeto “Ensino-aprendizagem de habilidades clínicas e cirúrgicas em Medicina Veterinária: interação veterinário- paciente-cliente e desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de animais”;

Prof. Dra. Rosane Maria Guimarães da Silva

Professora do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolveu durante o mestrado a técnica de conservação com a Solução de Larssen modificada para a conservação de cadáveres eticamente obtidos de animais, com ótimo resultado e aplicação na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP para as disciplinas de técnica cirúrgica e ortopedia;

Prof. Dr. João Moreira Costa Neto

Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia, Departamento de Anatomia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), desenvolvendo novos modelos para o ensino cirúrgico;

Prof. Dr. Thales Tréz

Membro fundador e atual presidente do Instituto 1R e professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), coordenador da InterNICHE Brasil de 1999 a 2008, idealizador do portal 1Rnet de apoio a alunos e professores, que originou atualmente o Instituto 1R;

Prof. Msc. Valeska Regina Reque Ruiz

Professora do Centro de Ensino Superior de Campos Gerais (CESCAGE), com projeto de desenvolvimento de materiais didáticos juntamente com os estudantes do curso de Medicina Veterinária.

Dra. Karynn Vieira Capilé

Pesquisadora no Laboratório de Ética Animal da Universidade Federal do Paraná (LABEA/UFPR), membro representante da sociedade protetora dos animais no Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e colaboradora no Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.

Prof. Dr. Júlio Xandro Heck

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), onde foi Vice-diretor Geral e diretor de Ensino (2009-2012) no Câmpus Porto Alegre. Desde 2013 é Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS. Com formação e experiência em Bioquímica e Biotecnologia e ampla experiência em ensino, desenvolveu e compilou diversas aulas práticas para bioquímica sem o uso de animais, para cursos técnicos e de graduação. Um de seus focos de pesquisa em educação é no desenvolvimento de metodologias de ensino baseadas em problematização e recursos para construção ativa do conhecimento;

Prof. Dra. Rita de Cassia Maria Garcia

Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e uma das representantes de sociedades protetoras dos animais no Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal.

Dra. Gabriela Bertti da Rocha Pinto

Pesquisadora do Laboratório de Ética Ambiental e Animal da Universidade Federal Fluminense (LEA/UFF), pesquisadora no Núcleo de Bioética e Ética Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUBEA/UFRJ) e colaboradora no Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.