A percepção sobre a realidade do tráfico de animais silvestres no Brasil foi o tema de um curso realizado no último sábado (9), do qual participaram a especialista em campanhas do Fórum Animal, Sylvia Rodrigues, e a coordenadora de bem-estar animal, Dra. Patrycia Sato.
O curso foi ministrado por Marcelo Pavlenco, presidente da ONG SOS Fauna, afiliada do Fórum Animal, e o objetivo foi enriquecer o conhecimento de profissionais que já lidam com o problema ou que pretendam um dia atuar em defesa dos animais silvestres. Além dos membros do Fórum Animal, participaram da capacitação advogados, estudantes de cursos como Biologia, Medicina Veterinária e Direito.
“Pavlenco possui vasta experiência prática na prevenção e combate a essa atividade tão maléfica à fauna brasileira. Foi extremamente enriquecedor assistir ao curso e lembrar que os silvestres também estão, infelizmente, vulneráveis à permissão da caça e ao comércio legalizado, que captura animais da natureza de forma ilícita. Isso não tem reduzido o tráfico, como proposto inicialmente pelos criadores autorizados, além de manter animais de vida livre em cativeiro para alimentar a vaidade humana”, afirma Patrycia Sato.