Mentiras que te contam sobre as provas de rodeio e vaquejada

#Exploraçãonãorimacomdiversão #torturanãoécultura

1- Devemos respeitar porque é uma manifestação cultural

A cultura de um povo acompanha a evolução moral e ética da sociedade. E hoje, há inúmeros elementos éticos e científicos que comprovam a capacidade dos animais em sentir e vivenciar experiências tanto positivas quanto negativas. O direito a manifestações culturais não deve superar o direito de uma vida digna. Os animais não são objetos para entretenimento humano. Vaquejadas, assim como outras práticas que exploram os animais para diversão humana, envolve um público indiferente ao Direito dos animais, gera ganhos econômicos para quem participa a custas do sofrimento dos animais. A motivação principal para estas práticas é o lucro, vaidade humana e não a expressão cultural.

2- Os animais são bem cuidados

Estes ambientes expõem os animais a diversos estímulos negativos, contrários à sua natureza, causam inúmeras lesões físicas e emocionais. Os maus-tratos é intrínseco a estes eventos e não acontecem apenas durante a prova. Os animais são agredidos verbal e fisicamente antes e após a prova, de maneira repetida até sua exaustão e são condicionados violentamente nas fazendas. A predominância dos sentimentos vivenciados por eles é o medo e a ansiedade. Definitivamente,os animais não são respeitados e cuidados!

3- Os manuais de bem-estar animal das associações que promovem estes eventos protegem os animais

Os manuais de regulamentação de rodeios e vaquejadas focam em aspectos sanitários que poderiam impedir o deslocamento dos animais até os locais de prova e nos traumas físicos -e somente os mais aparentes- que estes podem apresentar durante ou após as provas. Além disso, deixam a fiscalização a cargo dos organizadores que tem interesse que o evento aconteça a qualquer custo. Estas normas não foram elaboradas para assegurar o  bem-estar animal. Os aspectos emocionais destes animais não são considerados e nem a equipe que fiscaliza é capacitada e sensível para esta avaliação. Não há como garantir mínimas condições de bem-estar em eventos sabidamente cruéis. Os animais estão em um ambiente sem conforto, com restrição de alimentação e água por horas, agredidos física e emocionalmente e impossibilitados de expressar seu comportamento natural. Além disso, a Constituição Federal, legislação Magna do país veda a crueldade com os animais. 

E como você pode ajudar os animais? 

Primeiro: não participe de eventos ou financie empresas que patrocinam a #crueldadeanimal.  

Denuncie estes eventos para nós (incluir o link do Fórum Animal) e compartilhe nossos materiais para que mais pessoas descubram a verdade sobre este #entretenimentocruel

Compartilhe

veja mais