O impacto do garimpo ilegal na fauna aquática nos rios de Roraima.

O Fórum Animal busca a conscientização das pessoas sobre os malefícios do garimpo ilegal na fauna aquática. Conheça os impactos gerados pela garimpagem no estado de Roraima. Veja como essa prática ilegal impacta no meio ambiente.

Roraima possui longo histórico de exploração de ouro. Há muitos anos a prática de garimpo vem sendo tratada dentro do estado. É uma pauta recorrente e com muitas divergências entre os apoiadores e opositores à prática. No Estado, a extração do minério ocorre de forma clandestina dentro das terras indígenas, provocando inúmeros impactos socioambientais.

O garimpo ilegal afeta de diversas formas o meio ambiente. Essa prática provoca a destruição da fauna e flora local. No estado de Roraima, a atividade vem causando imensos prejuízos ao meio ambiente. Principalmente relacionado a contaminação pelo mercúrio, usado no processo de “limpeza do ouro”, o qual separa o ouro de outros metais que não possuem valor comercial e é jogado após o seu uso, diretamente nos rios. 

Esse metal possui efeito tóxico!

A contaminação pelo mercúrio ocorre por meio da sua propriedade de  bioacumulação, produzindo danos graves e permanentes à saúde, por ser um agente químico neurotóxico.

O uso do mercúrio em garimpos clandestinos provoca a contaminação dos rios e de toda a fauna circundante. O ecossistema aquático acaba sendo um dos mais afetados pela toxicidade desse metal, sendo comum relatos da diminuição da qualidade do pescado e da menor quantidade de peixes nas regiões que recebem os dejetos da prática ilegal. O grande exemplo de rio que sofre com esse fenômeno é o Rio Uraricoera.

Em peixes, o efeito tóxico do mercúrio provoca mudanças neurocomportamentais como a perda de habilidade de natação, perda de movimentos, falta de coordenação, danos cerebrais, letargia, diminuição da capacidade predatória, diminuição dos reflexos, danos nas brânquias e deficiência reprodutiva.

Também são observados outros impactos como o desmatamento de mata ciliares, que leva ao processo de assoreamento dos rios, além de inúmeros relatos sobre o aumento da turbidez e da diminuição da qualidade da água. Isso afeta a fauna aquática e serve de meio para a proliferação de microrganismos ruins, como as cianobactérias.

Após conhecer um pouco sobre os impactos do garimpo no meio ambiente. Lembre-se de que nem tudo que reluz é bom!


Texto: Natália Silva 

Referências:

  • RAMOS, A.R.;OLIVEIRA, K. A. RODRIGUES, F. S. dos. Mercúrio nos garimpos da terra indígena Yanomami e responsabilidades. Revista Ambiente & sociedade. v. 23, 2020. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/asoc/a/Kbrq95pYDnwGD8DVVxYqtsm/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 22 de fevereiro de 2022.

Compartilhe

veja mais