Rafael Sampaio, do Fórum Animal
O Fórum Animal lança nesta semana um grande mosaico com fotos de 84 ativistas e defensores do bem-estar das galinhas que colocam ovos, as chamadas galinhas poedeiras.
Os ativistas atenderam a um chamado do Fórum para darem apoio ao EggLab, uma pesquisa de alcance nacional para monitorar e dar transparência ao andamento dos compromissos assumidos por empresas com o bem-estar das galinhas.
Sob o lema “Compromisso é Dívida”, os ativistas que participaram da ação fizeram imagens de si mesmos segurando cartazes com hashtags como #BrasilSemGaiolas, #GalinhasLivres, #CageFree e #DefendaosAnimais.
No início de abril, o Fórum iniciou uma nova etapa da pesquisa EggLab, para cobrar que 185 empresas respondam ao seu questionário. Ao responderem, as empresas informam como está o cumprimento dos compromissos assumidos por elas com a utilização de ovos que provenham apenas de produtores que criem galinhas livres.
O sistema de gaiolas é cruel com os animais, já que as galinhas ficam confinadas em espaços minúsculos, mal conseguem se mexer e não podem ciscar e desempenhar outros comportamentos naturais.
A iniciativa do mosaico faz parte de uma campanha maior para promover a pesquisa EggLab, que é realizada desde 2019 pelo Fórum Animal.
O número de 185 empresas monitoradas neste ano é cerca de 300% maior do que na primeira edição da EggLab, quando 46 compromissos foram avaliados pelo Fórum Animal.
Quer saber mais sobre a pesquisa EggLab? Acesse: https://www.egglab.org.br