5 atitudes para o bem-estar das galinhas

Rafael Sampaio, do Fórum Animal

Sabia que, com algumas ações simples, você pode contribuir para o bem-estar das galinhas? O Fórum Animal separou cinco atitudes que você pode realizar no seu dia-a-dia que contribuem para fiscalizar se as empresas estão cumprindo o que elas assumiram como compromisso: consumir ovos apenas de galinhas criadas soltas, que não estejam aprisionadas em gaiolas.

Antes de detalhar as ações, é importante destacar a importância dos compromissos como o primeiro passo para o bem-estar destes animais. Cada um de nós, como consumidor, tem direitos e a liberdade para escolher os produtos que irá consumir. Então nada mais justo que optar por empresas comprometidas com as galinhas. E nossa equipe trabalha justamente para que mais empresas assinem compromissos em prol destes animais e que cumpram aquilo que se comprometeram.

Primeira atitude: cheque se o produto que você vai comprar vem de uma empresa que tem compromisso com o bem-estar das galinhas. O Fórum Animal, através da pesquisa EggLab, disponibiliza uma plataforma onde você vai encontrar o nome das empresas publicamente comprometidas em não utilizar ovos de galinhas criadas em gaiolas e que reportam a evolução deste compromisso. O foco da EggLab são as empresas que operam no Brasil.

Segunda atitude: Além da EggLab, outra alternativa para você checar se um produto que você comprou é de uma empresa comprometida com o bem-estar das galinhas é o portal Chicken Watch – você insere o nome da empresa, o país de sua origem e outras informações e procura se ela tem ou não compromisso. Vale principalmente para marcas estrangeiras.

Terceira atitude: Se a empresa não aparece no site da EggLab, peça para ela fazer contato com o Fórum Animal através do e-mail campanhas@forumanimal.org. Nossa equipe é especializada em oferecer suporte a empresas que desejam fazer a transição para o bem-estar animal. Pode ser uma padaria de bairro, um restaurante, um supermercado local ou uma lanchonete – nós oferecemos informações para que as empresas consigam deixar de comprar e utilizar ovos provenientes de galinhas engaioladas. 

Quarta atitude: Repense suas opções de consumo. Você realmente precisa consumir ovos em suas receitas? Não há forma de substituí-los por outro produto de origem vegetal? Atualmente é fácil procurar na internet, em sites como Google e YouTube, por receitas veganas ou que não usem ovos – e que tem o mesmo sabor e textura das originais. O VegMonitor é a iniciativa do Fórum Animal para popularizar o veganismo entre as pessoas – vale a pena checar o site!

Quinta atitude: Procure selo de certificação de bem-estar animal no rótulo do produto. Algumas certificadoras oferecem estes selos para empresas cujos produtos seguem certos critérios em sua cadeia de produção que priorizem o bem-estar dos animais. Leia todo o rótulo, procure indicativos de que a empresa tem compromisso com o bem-estar animal e não hesite em escrever para o Fórum Animal se tiver dúvidas. Baixe nosso Guia do Consumo Consciente para obter dicas aprofundadas de como contribuir com o bem-estar dos animais.

Compartilhe

veja mais