Mais integração da ciência, ética e ativismo! Menos mitos, jaulas e “ismos”! 

A história demonstra que a falta de integração e diálogo entre as diferentes esferas do conhecimento é prejudicial para a sociedade. Nossas aspirações, valores e objetivos dependem de mais do que apenas o conhecimento factual ou o entendimento do universo de valores, pois é a integração desses universos que realmente impulsiona o progresso.

Um exemplo prático é a bioética: um campo de estudo interdisciplinar que une aspectos das ciências da saúde, filosofia, direito e outras áreas para orientar práticas e políticas em biomedicina e ciências da vida, focando especialmente em questões que emergem da intersecção de “fatos” (aspectos científicos e empíricos) e “valores” (aspectos éticos e morais).

Enquanto a ciência tem o potencial de melhorar a vida em sociedade, quando encaramos com questões mais complexas, como: o que significa bem-estar? Por que isso é relevante? Quais outros valores e propósitos importam? Como devemos agir diante de conflitos? – é a filosofia que nos auxilia a encontrar respostas. Da mesma maneira, a filosofia depende das descobertas e informações geradas pela ciência para fazer suas avaliações. É evidente a necessidade da união entre ciência e filosofia para uma compreensão mais completa e prática do nosso mundo!

O Fórum Animal trabalha justamente pela união desses universos: os “fatos” da etologia e do bem-estar animal com os “valores” da ética interespécies. Queremos ajudar a construir um mundo melhor, um mundo que cresça de maneira justa e boa para todos. Acreditamos no diálogo, na união dos saberes e na busca por ações mais eficazes e justas. E nessa busca, o ativismo também tem um papel fundamental.

Por isso, fazemos um convite a todos: pesquisadores, dediquem algum tempo para explorar o universo da ética; eticistas, aproximem-se e familiarizem-se com o mundo da pesquisa científica; ativistas, tragam sua percepção corajosa sobre os problemas que todos querem ignorar. Somente através da integração desses conhecimentos, poderemos construir um caminho que reúna o melhor dos três mundos. 

Compartilhe

veja mais