Rafael Sampaio, do Fórum Animal
Milhares de paulistanos que passavam a pé, de carro ou de ônibus pela Rua da Consolação e pela Praça Roosevelt, no Centro de São Paulo, puderam ver na noite de ontem, dia 14 de junho, imagens chocantes que expõem o que acontece com os animais que são exportados vivos. Todos os anos, milhares de bois e vacas são enviados em condições degradantes e em navios precários e insalubres por empresas do Brasil que os vendem a outros países.
A projeção de um vídeo contra tal prática cruel foi realizada pelo Fórum Animal como parte das ações do Dia Mundial pelo Fim da Exportação de Animais Vivos. Quem passava pela Praça Roosevelt entre 19h e 21h de ontem pôde ver os animais sendo levados em embarcações superlotadas, em meio a sujeira e excrementos. Ao chegarem em seus destinos, agressões, violência e morte aguardavam estes animais pelas mãos de seus compradores.
“Durante toda a viagem, os animais são mantidos em baias, com ventilação artificial e em uma densidade de animais alta, que impede o conforto mínimo de todos os indivíduos. Além disso, as condições de higiene e assistência veterinária são insuficientes para o número de animais transportados”, explica a coordenadora veterinária do Fórum Animal, Haiuly Viana.
Impacto nas redes sociais
Cerca de 18 mil pessoas foram impactadas em postagens do Fórum Animal. Muitas delas participaram do bate-papo ao vivo realizado durante a projeção, que contou com Viana, coordenadora veterinária do Fórum, e Nathasha Freitas, assessora de relações corporativas e campanhas do Fórum Animal.
“O que é mais importante considerar é que os animais são seres sencientes, a vida deles tem valor intrínseco por eles mesmos. Eles são mantidos em uma condição de animais de fazenda e o mínimo que podemos pedir é que a vida deles seja respeitada e eles sejam expostos ao mínimo de sofrimento possível”, afirmou Freitas, durante o debate.
“A exportação dos animais em navios que não tem a menor condição de manejo, não tem a menor condição de conforto, é um sofrimento crônico para esses animais que já estão a caminho de um destino que já é trágico para eles”, pondera a assessora.
Acabar com a exportação
Acabar com a exportação de animais vivos do Brasil é importante por várias razões, aponta a presidente do Fórum Animal, Elizabeth MacGregor. “É fundamental para promover o bem-estar animal, evitando o sofrimento causado pelo transporte e as condições precárias de manejo. Também contribui para preservar o meio ambiente, pois os animais mortos no trajeto são jogados ao mar”, ressalta.
MacGregor pondera também que esta postura beneficiaria o Brasil diante de outros países. “Abandonar a venda de animais vivos fortalece a imagem do Brasil no cenário internacional, mostrando comprometimento com práticas mais éticas e sustentáveis”.
Decisão judicial
O juiz Djalma Moreira Gomes, da 25a Vara Cível Federal de São Paulo, considerou procedente uma ação civil pública movida pelo Fórum Animal pedindo a proibição da exportação de animais vivos em todos os portos do país (leia mais na reportagem).
No entanto, a sentença do juiz precisa ainda ser analisada pelo Tribunal Regional Federal da 3a Região para ser definitivamente implementada no Brasil. Não há prazo para que essa análise aconteça.
Fim da Exportação de Animais
A participação do Fórum Animal no Dia Mundial pelo Fim da Exportação de Animais Vivos acontece em conjunto com dezenas de entidades e organizações ativistas em defesa dos animais em todo mundo, alinhadas com a organização internacional CIWF.
Nossa ação utiliza as hashtags #FimDaExportaçãoDeAnimaisVivos e #BanLiveExports para propagar a mensagem pelo fim da exportação de animais vivos.