Animais silvestres precisam de seu habitat natural para viver. Quase sempre, quanto menos contato eles tiverem com seres humanos, melhor.
Pensando nisso, e que muita gente caminha por locais com áreas preservadas ou vive em regiões próximas a áreas de mata, o Fórum Animal buscou orientações do que as pessoas devem e do que não devem fazer se toparem com um animal silvestre – como macacos, preguiças, capivaras, tamanduás, onças, cobras, tartarugas e tantos outros que compõem a fauna brasileira.
Conversamos com a gerente técnica do Fórum Animal, a veterinária Haiuly Viana, além de buscarmos informações nos sites do Ibama e de Secretarias do Meio Ambiente. Confira as orientações a seguir:
- NÃO ALIMENTE O ANIMAL: a comida que os humanos consomem pode prejudicar o organismo do animal, principalmente se o alimento for artificial (como salgadinhos) ou rico em açúcar (como doces ou biscoitos). Além disso, ao oferecer restos de comida, você pode transmitir doenças para eles!
- NÃO TOQUE, NÃO CAPTURE E NÃO LEVE O ANIMAL COM VOCÊ: Animais silvestres são encantadores mas não toque neles. Pode ser perigoso e gerar muito estresse para eles. Lugar de silvestre é na natureza, com uma distância segura dos humanos e não devem ser incomodados. Não encoste, não acaricie, não capture o animal.
- SE O ANIMAL ESTIVER FERIDO, CHAME UMA AUTORIDADE: não mexa ou tente remover um animal machucado, o risco de prejudicá-lo ou até matá-lo é grande. Ligue para uma autoridade e informe onde está o animal. Disque 190 para chamar a Polícia Ambiental ou os Bombeiros.
- CHEQUE SE O LOCAL ONDE O ANIMAL ESTÁ É PERIGOSO: Pode acontecer de o silvestre estar na beira de uma estrada ou em risco de ser atacado por um animal doméstico (ex: um cão que ameaça um tamanduá). Atue com cautela. Abra um espaço e mantenha distância segura para que o silvestre possa seguir caminho.. Se houver risco de agressão contra o silvestre, busque afastar o agressor (seja ele humano ou não humano).
- SILVESTRE NÃO É PET: Não compre e não financie o comércio de animais silvestres. Denuncie se ver alguém vendendo animais silvestres: Tráfico de animais é crime. Se você presenciar uma ilegalidade, denuncie. O Ibama oferece um telefone gratuito para denúncias: 0800-618080