Orientações de como agir ao topar com um animal silvestre

Animais silvestres precisam de seu habitat natural para viver. Quase sempre, quanto menos contato eles tiverem com seres humanos, melhor. 

Pensando nisso, e que muita gente caminha por locais com áreas preservadas ou vive em regiões próximas a áreas de mata, o Fórum Animal buscou orientações do que as pessoas devem e do que não devem fazer se toparem com um animal silvestre – como macacos, preguiças, capivaras, tamanduás, onças, cobras, tartarugas e tantos outros que compõem a fauna brasileira.

Conversamos com a gerente técnica do Fórum Animal, a veterinária Haiuly Viana, além de buscarmos informações nos sites do Ibama e de Secretarias do Meio Ambiente. Confira as orientações a seguir:

  1. NÃO ALIMENTE O ANIMAL: a comida que os humanos consomem pode prejudicar o organismo do animal, principalmente se o alimento for artificial (como salgadinhos) ou rico em açúcar (como doces ou biscoitos). Além disso, ao oferecer restos de comida, você pode transmitir doenças para eles!
  2. NÃO TOQUE, NÃO CAPTURE E NÃO LEVE O ANIMAL COM VOCÊ: Animais silvestres são encantadores mas não toque neles. Pode ser perigoso e gerar muito estresse para eles. Lugar de silvestre é na natureza, com uma distância segura dos humanos e  não devem ser incomodados. Não encoste, não acaricie, não capture o animal.
  3. SE O ANIMAL ESTIVER FERIDO, CHAME UMA AUTORIDADE: não mexa ou tente remover um animal machucado, o risco de prejudicá-lo ou até matá-lo é grande. Ligue para uma autoridade e informe onde está o animal. Disque 190 para chamar a Polícia Ambiental ou os Bombeiros.
  4. CHEQUE SE O LOCAL ONDE O ANIMAL ESTÁ É PERIGOSO: Pode acontecer de o silvestre estar na beira de uma estrada ou em risco de ser atacado por um animal doméstico (ex: um cão que ameaça um tamanduá). Atue com cautela. Abra um espaço e mantenha distância segura para que o silvestre possa seguir caminho.. Se houver risco de agressão contra o silvestre, busque afastar o agressor (seja ele humano ou não humano).
  5. SILVESTRE NÃO É PET:  Não compre e não financie o comércio de animais silvestres. Denuncie se ver alguém vendendo animais silvestres: Tráfico de animais é crime. Se você presenciar uma ilegalidade, denuncie. O Ibama oferece um telefone gratuito para denúncias: 0800-618080

Compartilhe

veja mais