Veja como foi a 2ª Roda de Conversa do Fórum Animal

Em 28 de setembro, o canal do Fórum Animal no YouTube foi palco da 2ª Roda de Conversa inspirada na série Fatos e Valores, que explora a relação entre ciência e ética, sublinhando a importância do diálogo contínuo entre ambas para garantir um desenvolvimento benéfico e harmônico para a sociedade. 

Desta vez, o tema abordado foram os métodos alternativos ao uso de animais para o diagnóstico da raiva. A discussão abrangeu aspectos éticos, científicos e regulatórios dessa prática. A importância da raiva e seu diagnóstico para a saúde pública foi ressaltada, evidenciando a necessidade de confirmação por meio de testes adequados. 

Os participantes discutiram as desvantagens e problemas associados aos testes que envolvem animais vivos, contrastando-os com as vantagens dos métodos livres de animais. Dentre os participantes estava Thaila Francine Corona, médica veterinária que liderou a transição para a não utilização de animais no diagnóstico da raiva no LACEN do Paraná.

Também marcou presença Waleska Cardoso, advogada animalista, que trouxe uma perspectiva aprofundada e crítica sobre a legislação brasileira em relação aos animais e às questões éticas da experimentação animal. Completando o trio, tivemos Vanessa Carli Bones, médica veterinária experiente em bem-estar animal e métodos alternativos, que elucidou sobre as barreiras enfrentadas no Brasil para substituir o uso de animais no diagnóstico da raiva. 

Esta Roda de Conversa reforçou a necessidade de equilibrar as exigências da saúde pública com um compromisso ético de respeitar e proteger a vida animal. Quem perdeu ainda pode assistir no canal do YouTube ou no vídeo acima.

Autora: Karynn Capilé, coordenadora de Bioética do Fórum Animal

Compartilhe

veja mais