A campanha Universidades Livres de Gaiolas, do Fórum Animal, é um projeto pioneiro que dialoga com um novo campo: as universidades.
Ele busca ampliar a atuação em prol do bem-estar animal dialogando com instituições de ensino superior (IES) para que assumam um compromisso público de adotar práticas de bem-estar animal (BEA) nas suas fazendas escola e/ou fazendas experimentais, abolindo o manejo que utiliza gaiolas e celas, que já são conhecidamente substituíveis.
Já atingimos todas as regiões do país e foram pactuados 6 compromissos de bem-estar animal nas fazendas experimentais. Conheça as instituições que já assumiram compromissos:
Nordeste
- UESB: Universidade do Sudoeste da Bahia na cidade de Itapetinga. Comprometeu-se em dezembro de 2022 com a abolição do uso de gaiolas na avicultura. Além de divulgado pela instituição, o compromisso foi publicado em uma importante revista do Brasil (Revista Avicultura Industrial).
- UFAL: instituição pública federal localizada no município de Viçosa, no estado de Alagoas. O compromisso refere-se à não utilização de gaiolas para galinhas poedeiras e celas de gestação para suínos.
Centro-Oeste
- UCDB: Localizada em Campo Grande, no MS, comprometida em março de 2023 com a abolição do uso de gaiolas na fazenda experimental.
Norte
- Unifesspa: assumiu o compromisso de não utilizar celas de gestação na suinocultura em agosto de 2023. É a universidade mais popular e nova do Pará, com 11 unidades acadêmicas e 43 cursos de graduação. O Campus da Zootecnia fica na cidade de Xinguara.
Sudeste
- Unoeste: referência entre as universidades privadas do interior paulista, a Unoeste, da cidade de Presidente Prudente, está entre as 3 melhores universidades privadas do estado. Assumiu o compromisso em outubro de 2023.
Sul
- FEEVALE: localizada no município de Novo Hamburgo, na região metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul. Assumiu o compromisso em outubro de 2023.
Atualmente temos 41 contatos em curso nas diversas regiões do país e estamos em processo de negociação de um compromisso positivo com alguns deles. Continuamos trabalhando para entender melhor a dinâmica das relações universitárias e como podemos aumentar o número de compromissos!