Lançamento do projeto Vida Silvestre, Vida Livre terá debate virtual na próxima terça (9) 

Na próxima terça-feira (9), o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal lançará oficialmente o projeto Vida Silvestre, Vida Livre. A iniciativa visa centralizar todo o trabalho do Fórum Animal pela proteção da fauna silvestre em um única plataforma, além de expandir a atuação da organização com uma nova campanha em que se propõe a análise crítica sobre a função dos zoológicos. Com isso, o projeto busca trazer à pauta do dia informações atualizadas sobre a condição de vida da fauna silvestre no Brasil e os fatores que ameaçam sua existência na natureza. O lançamento será realizado por meio de uma mesa-redonda virtual no mesmo dia, às 19h (mais informações abaixo).

Segundo a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, 38 milhões de animais são retirados do Brasil todos os anos pelo comércio ilegal. Ao serem retirados da natureza, os animais sobreviventes são condenados a cativeiros. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), até 60 mil animais são apreendidos no Brasil todos os anos.

O projeto Vida Silvestre, Vida Livre surge como resposta à crescente preocupação com o bem-estar e a preservação dos animais silvestres em solo brasileiro. Por meio de uma abordagem técnica, científica e de engajamento social, busca-se compreender os desafios enfrentados por essas espécies em seu habitat natural e, assim, elaborar soluções eficazes para garantir sua liberdade e qualidade de vida.

“Esse é um momento muito especial para o Fórum Animal. Conseguimos reunir em um só espaço o trabalho que vem sendo feito há anos na luta em benefício da fauna silvestre. Vamos também expandir esse trabalho abordando a temática dos zoológicos, que é extremamente relevante para a proteção animal. Preparamos tudo com muito entusiasmo para que possamos nos conectar da melhor forma à pessoas e instituições que também se interessam e se engajam para que os animais silvestres vivam em liberdade e com qualidade de vida”, afirma o gerente do projeto Vida Silvestre, Vida Livre, Luiz Rezende.

Esta iniciativa não apenas visa a geração de dados e informações precisas sobre a situação da fauna silvestre, mas também visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da conservação desses animais e de seus habitats naturais. Ao promover a conscientização, o projeto Vida Silvestre, Vida Livre pretende engajar indivíduos, organizações e autoridades em ações que visem à proteção e ao bem-estar dos animais silvestres.

O lançamento oficial do projeto Vida Silvestre, Vida Livre ocorrerá na terça-feira (9), às 19h, por meio de uma live transmitida pelo canal oficial do Fórum Animal no YouTube. Durante o evento, serão apresentados detalhes sobre os objetivos, metodologias e próximos passos da iniciativa, bem como oportunidades de engajamento para aqueles interessados em contribuir para a causa.

>> Acesse a live de lançamento do projeto

O evento contará com a participação de importantes atores no campo do ativismo em defesa dos animais, incluindo Vânia Nunes, diretora técnica do Fórum Animal, e Taylison Santos, diretor-executivo da organização.

Entre os convidados, a live contará com Sílvia Neri, analista ambiental, que abordará questões urgentes para a proteção da fauna silvestre no Brasil; enquanto Dimas Marques, editor-chefe do portal Fauna News, discutirá o papel da mídia na conservação da fauna.

Luiz Rezende, gerente do projeto Vida Silvestre, Vida Livre, apresentará a nova consulta pública do projeto com o questionamento: “Zoológicos para quê?”. O evento encerrará com uma sessão de perguntas moderada por Thayara Nadal, assessora do projeto.

Todos estão convidados a participar deste importante momento e a se unir em prol da vida silvestre no Brasil. Junte-se ao Fórum Animal nesta jornada rumo à preservação e à valorização da fauna silvestre brasileira.

>> Acesse o site do Projeto Vida Silvestre, Vida Livre


Consulta pública sobre zoológicos

O lançamento do Projeto Vida Silvestre, Vida Livre também marca a difusão de uma consulta de opinião pública sobre a função dos zoológicos em território brasileiro. O objetivo é coletar informações objetivas sobre como nossa sociedade interage e percebe os zoológicos de acordo com as funções que são comumente atribuídas a eles, tais como educação ambiental, conservação e entretenimento usando animais. Os dados gerados serão fundamentais para construir uma análise crítica sobre o sentido dos zoológicos na atualidade.

As respostas serão utilizadas para compor relatórios produzidos e publicados pelo Fórum Animal a respeito da temática. Para mais informações, acesse a consulta pública no pelo site oficial do projeto.

Compartilhe

veja mais