Projeto “Medicina de Abrigos Brasil – Infodados de Abrigos de Animais” é idealizado por pesquisadores vinculados à Universidade Federal do Paraná (UFPR)
O Fórum Animal anuncia apoio à primeira iniciativa do Brasil voltada para o mapeamento e coleta de dados de abrigos de cães e gatos: o projeto Medicina de Abrigos Brasil – Infodados de Abrigos de Animais, que foi idealizado como uma forma de suprir a necessidade obter dados representativos com base em estatísticas nacionais para o desenvolvimento de políticas públicas que reduzam o abandono de animais de estimação e promovam a adoção, além de promover a ciência da Medicina de abrigos no país.
Idealizada por pesquisadores vinculados ao Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a iniciativa Medicina de Abrigos Brasil parte da experiência e vivência de pesquisadores na área da medicina de abrigos buscando mitigar a dificuldade da obtenção de informações sobre a realidade dos abrigos brasileiros de animais e, também, ser fonte de informação científica e de boas práticas para abrigos já existentes, contribuindo assim para a mudança da atual realidade de organizações que já trabalham com animais em situação de abrigo, visando o bem-estar destes.
>> Conheça a iniciativa Medicina de Abrigos Brasil: mvabrigosbrasil.com.br
Como forma de alavancar suas atividades, o Medicina de Abrigos Brasil (clique e acesse o Instagram do projeto) tem como principais objetivos: mapear e constituir um banco de dados nacional da dinâmica populacional dos cães e gatos em abrigos públicos, privados, mistos e protetores independentes/lares temporários; difundir a Ciência da Medicina Veterinária de Abrigos, facilitando o acesso a pesquisas e literaturas sobre o tema e fornecendo subsídios para colaboradores e profissionais envolvidos, visando melhorar a qualidade de vida dos animais e prevenir/combatendo o abandono; e possibilitar a interação entre abrigos e voluntários por meio de um programa de voluntariado.
Compreender o contexto envolvido no abandono dos animais é extremamente importante para planejar programas de manejo destas populações, visto que o abandono foi identificado como um dos principais problemas na dinâmica populacional animal, e ser o principal alvo de qualquer programa de redução de animais em situação de rua. A inexistência de informações sobre a quantidade de animais abandonados dificulta a formulação de políticas públicas de prevenção e combate ao abandono.
A inexistência de estatísticas razoavelmente válidas relacionadas a essa problemática dificulta a implementação de estratégias e, também, dificulta a projeção de iniciativas para atenuar o problema ou avaliar o progresso e o desempenho desses esforços. Dessa maneira, dados completos e precisos são essenciais para avaliar a diminuição do risco da entrada destes animais nos abrigos e aumento da adoção, e para garantir que as necessidades da comunidade sejam atendidas.
Por se comprometer com a atual lacuna na área, a Medicina de Abrigos Brasil representa um marco crucial na promoção da ciência da medicina de abrigos no país, ao mesmo tempo em que supre o recorrente problema na obtenção de dados representativos para embasar políticas públicas que visam a redução do abandono de animais de estimação e o estímulo à adoção responsável. Com este projeto, espera-se garantir, sobretudo, a implementação de melhores práticas nos abrigos brasileiros.
Como se engajar
Caso você atue em um abrigo (seja ele público, privado ou misto) ou em um lar temporário, ou se você for um protetor independente que resgate e/ou abrigue cães e gatos, e queira nos ajudar registrando seus dados da dinâmica populacional mensal, CADASTRE-SE AQUI.
Ao participar, você terá acesso a um banco de dados objetivo e imparcial de suas próprias estatísticas do abrigo e também de outras instituições, tanto a nível local quanto nacional. Todos que apoiarem estarão ajudando a melhorar a compreensão sobre a realidade dos animais abandonados e em situação de risco, na construção de políticas públicas mais eficazes e na melhor alocação de melhor de recursos em vários abrigos ou provedores de serviços para animais.
Caso você seja uma organização/empresa privada ou pública e se interessou pelo projeto, compactua com a missão e objetivos, e queira ajudar com contribuições, entre em contato via e-mail: contato@mvabrigosbrasil.com.br.
Pesquisa de opiniãoOs pesquisadores também estão realizando uma pesquisa para avaliar o site que desenvolveram, é uma avaliação anônima com duração em torno de 20 minutos para preencher. Você pode acessar o formulário da pesquisa clicando neste link.