A iniciativa Universidades Livres de Gaiolas, do Fórum Animal, segue se expandindo! Nosso projeto pioneiro que dialoga com as universidades fez novos compromissos e conexões.
Dialogamos com instituições de ensino superior (IES) para que assumam um compromisso público de adotar práticas de bem-estar animal (BEA) nas suas fazendas escola e/ou fazendas experimentais, abolindo o manejo que utiliza gaiolas e celas, que já são conhecidamente substituíveis.
Em um post anterior, de novembro de 2023, apresentamos outras IES que haviam firmado compromissos – até aquela data, 6 compromissos haviam sido acordados. Hoje, podemos dizer com orgulho que chegamos a 10 compromissos!
- UFPI: A Universidade Federal do Piauí – Colégio Técnico Floriano assumiu o compromisso público de realizar a transição nos setores de suinocultura e avicultura para não mais utilizar gaiolas na sua fazenda escola até 2029!
- Unimontes: A Universidade Estadual de Montes Claros – campus Janaúba, assumiu o compromisso de realizar a transição na avicultura até 2025. O Campus foi contemplado com o edital do Fórum Animal de auxílio financeiro para a adequação das instalações!
- UNIMES: A Universidade Metropolitana de Santos, localizada no estado de São Paulo, já não possui fazenda escola e assumiu o compromisso de realizar visitas de campo somente aos produtores livres de gaiolas e celas.
- IF Catarinense: O Instituto Federal Catarinense – Campus de Araquari, se comprometeu a seguir não utilizando celas na suinocultura da sua fazenda. O Campus é uma referência na criação livre tecnificada entre as IES do Brasil.
Continuamos trabalhando para aumentar o número de compromissos e atingir cada vez mais IES com o tema do bem-estar animal dos animais em situação de fazenda e promovendo o debate sobre ensino ético para os futuros profissionais dessa área!