Curso que promete usar 20 porcos para treinamento de procedimentos estéticos pode ser criminalizado

O Fórum Animal manifesta indignação e repúdio ao curso de cirurgia estética que pretende usar vinte porcos vivos como cobaias no Rio de Janeiro. A notícia, divulgada pela Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA), levanta sérias preocupações éticas e legais quanto ao uso de animais em práticas educacionais.

Explorar animais em treinamento de procedimentos invasivos e dolorosos para fins estéticos é não só indefensável, como é desnecessário. Hoje, existem abordagens de ensino que não dependem do sofrimento animal, como modelos tridimensionais e simuladores avançados.

Além das questões éticas, há suspeita de que o curso não atenda às exigências estabelecidas pela legislação brasileira, que enfatiza a necessidade de justificar o uso de animais e priorizar métodos alternativos. O descumprimento dessas normas deve ser rigorosamente investigado e punido.

A prática de submeter os porcos ao sofrimento desnecessário, além de causar indignação pública, promove uma cultura de instrumentalização dos animais, o que é inadmissível nos dias atuais. O Fórum Animal está comprometido em lutar contra esse tipo de conduta e pede o apoio da sociedade civil, profissionais da área médica e educacional, e das autoridades para avançar em direção a um futuro justo para humanos e não humanos.

O FNPDA ajuizou uma Ação Civil Pública pedindo o cancelamento do curso e uma indenização de Dano Moral Coletivo no valor de 1 milhão de reais.

A ONG Toda Vida Importa registrou ocorrência policial para a apuração deste possível crime. A dedicação e comprometimento da sociedade é fundamental para garantir que abusos contra os animais não fiquem impunes.

Realizaremos uma live sobre este tema, hoje, 5 de agosto, às 20h, via Instagram. O debate inclui a mediação da Diretora Técnica do Fórum Animal, Vânia Nunes, além da participação de nossa coordenadora de Bioética, Karynn Capilé; da diretora jurídica, Ana Paula Vasconcelos; e da pós-doutora em bem-estar animal, Vanessa Bones.

O Fórum Animal reitera seu compromisso com o fim da crueldade animal e com a promoção de métodos alternativos e éticos na educação e pesquisa.

Compartilhe

veja mais