Por que o Governo do Mato Grosso proibiu voluntários de darem água para animais vítimas dos incêndios no Pantanal?

Se você se comove com as imagens de animais sofrendo, queimados pelo fogo, com sede e fome no Pantanal, saiba que o governo do Mato Grosso está proibindo que voluntários ofereçam a eles o mínimo: água para sobreviver. 

Milhares de seres inocentes, que já enfrentam o horror dos incêndios e da seca, estão morrendo lentamente. Imagine a cena de animais desesperados, sem forças, em busca de um último gole d’água. Agora, imagine que essa ajuda está sendo barrada por decisões burocráticas.

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal ajuizou uma Ação Civil Pública perante a Vara do Meio Ambiente do Mato Grosso – MT com o objetivo de conseguir autorização para que o Grupo de Respostas à Animais em Desastres – GRAD possa fornecer água e alimentação aos animais vítimas dos incêndios e da seca que assolam o PANTANAL.

A ação judicial pede também a condenação por Dano Moral Coletivo, no valor de 1 milhão de reais. Em caso de condenação, o valor será destinado ao Fundo do Meio Ambiente. 

Os pedidos se devem ao fato de que a atitude negacionista da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do MT é inadmissível, já que proibiu o grupo de voluntários de ajudar a diminuir o sofrimento dos seres vivos que estão morrendo de sede e fome. 

É absurdo que a vida e a dignidade de seres protegidos em nível constitucional sejam preteridas em razão de decisões burocráticas e dissociadas da realidade de milhares de animais  que estão em grande sofrimento. 

Confiamos que a Justiça irá conceder liminar autorizando o fornecimento de água e alimentação para que possamos diminuir a  crueldade  a que esses animais estão sendo submetidos.

Compartilhe

veja mais