Se você se comove com as imagens de animais sofrendo, queimados pelo fogo, com sede e fome no Pantanal, saiba que o governo do Mato Grosso está proibindo que voluntários ofereçam a eles o mínimo: água para sobreviver.
Milhares de seres inocentes, que já enfrentam o horror dos incêndios e da seca, estão morrendo lentamente. Imagine a cena de animais desesperados, sem forças, em busca de um último gole d’água. Agora, imagine que essa ajuda está sendo barrada por decisões burocráticas.
O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal ajuizou uma Ação Civil Pública perante a Vara do Meio Ambiente do Mato Grosso – MT com o objetivo de conseguir autorização para que o Grupo de Respostas à Animais em Desastres – GRAD possa fornecer água e alimentação aos animais vítimas dos incêndios e da seca que assolam o PANTANAL.
A ação judicial pede também a condenação por Dano Moral Coletivo, no valor de 1 milhão de reais. Em caso de condenação, o valor será destinado ao Fundo do Meio Ambiente.
Os pedidos se devem ao fato de que a atitude negacionista da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do MT é inadmissível, já que proibiu o grupo de voluntários de ajudar a diminuir o sofrimento dos seres vivos que estão morrendo de sede e fome.
É absurdo que a vida e a dignidade de seres protegidos em nível constitucional sejam preteridas em razão de decisões burocráticas e dissociadas da realidade de milhares de animais que estão em grande sofrimento.
Confiamos que a Justiça irá conceder liminar autorizando o fornecimento de água e alimentação para que possamos diminuir a crueldade a que esses animais estão sendo submetidos.