A exposição itinerante “Compromisso com o Futuro”, que traz um olhar crítico sobre a experimentação animal, teve sua segunda exibição na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). A iniciativa busca conscientizar estudantes, professores e profissionais da área sobre a realidade dos animais explorados para fins de ensino e pesquisa, e a existência de alternativas.
O material exposto inclui imagens realistas do cotidiano destes animais e de modelos que reduzem ou substituem seu uso. A coletânea visual foi cuidadosamente selecionada para estimular reflexões sobre ética, inovação e o compromisso com um futuro mais consciente e justo.
A exibição foi possível graças a colaboração entre o Fórum Animal e a UNIMES, que abraçou a iniciativa e abriu espaço para esse importante debate. Nosso agradecimento especial à professora do curso de Medicina Veterinária, Paula Bastos, que se dedicou a trazer a exposição para a universidade e promover esse diálogo essencial.
A participação e o engajamento da comunidade acadêmica foram notáveis. Cerca de 75% dos estudantes do curso de Medicina Veterinária visitaram a exposição, interagindo com o conteúdo e refletindo sobre os impactos das aulas e testes com animais. A mobilização gerada demonstra o crescente interesse pelo tema e o potencial de transformação dentro do ambiente acadêmico.
A professora Paula Bastos destacou a relevância dessa oportunidade:
“Nossos agradecimentos ao Fórum Animal, em nome dos nossos estudantes e professores, pelo contato com material tão representativo da realidade dos animais incluídos no ensino e pesquisa. Fica clara a necessidade da tecnologia, tão avançada em nossos dias, servir para libertar os animais desse sofrimento. Como desdobramento da exposição, teremos uma roda de conversa para que todos possam expressar suas opiniões e ideias, e quem sabe, trabalhos de iniciação científica sejam gerados.”
A exposição segue itinerante! Se sua instituição tem interesse em levar esse debate adiante, entre em contato conosco! Seguimos comprometidos em promover a conscientização e a transição para um ensino e uma ciência mais éticos