Fórum Animal lança campanha para pressionar OXXO a adotar compromisso cage-free

Organização intensifica mobilização para que a rede de mercados elimine ovos de galinhas confinadas em gaiolas até 2028.

O Fórum Animal acaba de lançar uma campanha de pressão contra a rede de mercados OXXO, exigindo que a empresa assuma um compromisso público para eliminar os ovos provenientes de galinhas confinadas em gaiolas de sua cadeia de suprimentos até 2028. A organização tenta há quase três anos dialogar com a empresa, sem sucesso, e agora convoca o público a se mobilizar para garantir que o OXXO adote uma política alinhada ao bem-estar animal e às práticas sustentáveis.

A iniciativa faz parte da campanha “OXXO, tire as galinhas das gaiolas!”, que será divulgada por meio de um site exclusivo e ações nas redes sociais. O Fórum Animal inicialmente alertou a empresa sobre a mobilização e aguardou um posicionamento favorável à causa cage-free, ou uma retomada da negociação, até o dia 25 de fevereiro. Devido ao silêncio e falta de manifestação por parte da OXXO, a campanha será amplificada para pressionar a rede publicamente.

Com mais de 500 lojas no Brasil e uma expansão acelerada, o OXXO tem responsabilidade direta no impacto ambiental e no bem-estar dos animais explorados em sua cadeia de suprimentos. Cerca de 200 empresas no país já assumiram o compromisso de comercializar apenas ovos de galinhas livres de gaiolas, incluindo grandes redes de supermercados e fast-foods (os compromissos de transição auditados pelo Fórum Animal, através do projeto EggLab, podem ser conferidos neste link). O OXXO, no entanto, segue ignorando a demanda cage-free.

“O confinamento de galinhas em gaiolas em bateria é uma prática cruel, que impede os animais de expressarem comportamentos naturais, submetendo-os a extremo sofrimento”, afirma o gerente de Relacionamento Corporativo do Fórum Animal, Luiz Rezende. “Além disso, essa forma de criação está associada a maiores riscos sanitários e ambientais. A eliminação desse modelo de produção é uma tendência global e um passo essencial para uma cadeia produtiva mais ética e sustentável”, pondera o gerente.

O Fórum Animal já tentou inúmeras vezes estabelecer um diálogo com o OXXO, incluindo o envio de propostas e uma reunião realizada em março de 2024, na qual a empresa se comprometeu a avaliar o tema internamente. Desde então, todos os contatos foram ignorados. A falta de comprometimento do OXXO com o tema levou à necessidade de tornar pública a pressão pela mudança.

A campanha conta com diversas estratégias de mobilização, incluindo mensagens diretas para os canais de atendimento do OXXO e da Raízen (sócia da rede no Brasil), além de pressão no WhatsApp, Instagram e LinkedIn. O objetivo é sensibilizar a empresa e mostrar que consumidores e defensores dos animais não aceitarão mais o descaso com o bem-estar animal.

O Fórum Animal convida todos a participarem ativamente da campanha, compartilhando as mensagens de pressão e cobrando um posicionamento responsável do OXXO. Para mais informações e acesso às ações de mobilização, visite o site da campanha. A mudança depende da mobilização coletiva, e juntos podemos garantir que o OXXO siga o exemplo de tantas outras empresas que já assumiram um compromisso cage-free.

Compartilhe

veja mais