Vergonha nacional: deputados aprovam rodeio e vaquejada como patrimônio cultural

 

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar um projeto de lei que considera a vaquejada, o rodeio e a prova de laço como patrimônios e manifestações culturais brasileiras. A proposta (PL 8240/2017), que incentiva a crueldade contra os animais, é de autoria do senador Raimundo Lira (PMDB/PB).

 

O projeto foi aprovado com o placar de 402 votos favoráveis contra apenas 34 contrários. A lista completa dos parlamentares que disseram sim para a vaquejada, bem como a orientação de cada partido sobre o assunto, podem ser consultadas aqui

 

Rodeios e vaquejadas expõem os animais a uma série de crueldades. Eles são explorados e sofrem vários danos físicos e mentais, como pânico por serem perseguidos, quedas bruscas, fraturas e lesões que, muitas vezes, comprometem o sistema nervoso e causam rupturas de vasos sanguíneos dos animais. O estresse é inquestionável!

Entenda porque rodeios e vaquejadas são cruéis!

“A sociedade avança para uma maior percepção sobre o bem-estar e direito dos animais. A ciência já nos traz elementos suficientes que demonstram a capacidade de sentir e a consciência dos animais e o referido projeto de lei totalmente contrário a essa realidade. As justificativas dos parlamentares são inconsistentes e mostram que a aprovação do projeto não passa de uma manobra política para defender interesses de determinados grupos de poder “, avalia Dra. Haiuly Viana, coordenadora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. 

 

As provas de laço também evidenciam a crueldade a qual os animais são submetidos. A prática utiliza bezerros muito jovens, com cerca de 40 dias de vida, que são laçados pelo peão, montado a cavalo e em alta velocidade. Os animais são capturados pelo pescoço, o que faz com que parem de forma brusca e caiam no chão.

 

“Estamos a um passo de legitimar práticas retrógradas, que deveriam ser abominadas  por qualquer ser humano com o mínimo de compaixão e bom senso. Mas ao invés disso, vimos uma vitória do interesse econômico e o reflexo de uma bancada ruralista que cada vez mais ganha força e espaço no Governo”, reforça Ana Paula Vasconcelos, advogada e representante do Fórum Animal no Distrito Federal.

 

Ajude a criminalizar essa crueldade! 

 

Caso você tenha notícia de alguma prova de vaquejada próximo de você, fale com a gente. Preencha o formulário e nós vamos montar uma denúncia para enviar ao Ministério Público e pedir o cancelamento do evento. Você também pode denunciar diretamente ao Ministério Público de seu estado.

 

Compartilhe

veja mais