RELATÓRIO EGGLAB 2021

Acompanhe o processo de transição das empresas que assumiram o compromisso de utilizar apenas ovos de galinhas livres de gaiolas.

A criação de aves em gaiolas tem sido criticada quando o assunto é a condição de vida do animal. O espaço restrito, a falta de contato com o solo e a não interação com outras aves impossibilitam atividades consideradas naturais e saudáveis à espécie. Além disso, práticas como a muda forçada e a debicagem são também consideradas estressantes ao animal.

No Brasil existem mais de 2 milhões de produtores de ovos e estima-se que tenha mais 200 milhões de galinhas criadas para a produção de ovos onde mais de 90% delas passam a vida confinadas em gaiolas. O sistema de gaiolas é uma realidade cruel, que impõe às galinhas uma vida dura: elas ficam amontoadas em espaços muito pequenos, onde cada animal tem cerca de 375 centímetros quadrados para se mover.

Mister se faz não somente incentivar e dialogar para que empresas não mais utilizem ovos provenientes de criação de gaiolas em bateria, mas também de avaliar este processo de transição. A forma de avaliação deste processo foi a criação do EggLab que consiste em uma auditoria anual que visa compreender e avaliar o processo de transição das empresas comprometidas.

Em 2021 o EggLab está em sua terceira edição. Nesta edição encontramos 149 empresas com atuação no território brasileiro, que possuem compromissos públicos para ovos de galinhas livres. Destas 149, na edição 2020, 10 já haviam completado a transição, então o foco principal foram as 139 empresas restantes.

Confira abaixo os relatório EggLab 2021:

Acompanhe as empresas que demonstram preocupação com os animais não humanos e, caso você consuma produtos de origem animal, apoio as empresas indicadas no relatório que estão cumprindo com o compromisso anunciado.


Compartilhe

veja mais