A importância de políticas públicas antiespecistas

Políticas públicas animalistas são todas as ações que visam garantir direitos e interesses dos indivíduos sencientes, pautadas no interesse destes indivíduos em não sofrer e de desfrutar de experiências positivas, independente da espécie a qual pertencem. Políticas animalistas devem acompanhar os avanços científicos, sociais e os anseios éticos da sociedade que reconhecem a interrelação das relações entre humanos, animais não humanos e o meio ambiente, assim como as consequências de nossas ações no planeta.

O objetivo final é garantir o bem das presentes e futuras gerações.

A degradação ambiental e todas as ações antrópicas (ou não) que geram a  morte e sofrimento de uma infinidade de animais não humanos exigem medidas urgentes de toda a sociedade e uma coalizão entre governos, organizações internacionais e da sociedade civil . A começar pela condição de vida e morte de animais mantidos em situação de fazenda que, mesmo sencientes e capazes de sofrer, são tratados como mercadorias e diretamente impactados por nossos interesses econômicos. A maneira como são tratados acarreta consequências graves tanto para o bem-estar desses indivíduos como para o meio ambiente que é destruído para o avanço de pastagens e queimadas, ou poluído com os dejetos provenientes de sistemas de criação intensiva de animais.

É preciso debater nos espaços políticos e incluir nas pautas a situação das milhares de aves, porcos, bovinos, peixes e todos os demais animais confinados e/ou mortos todos os anos pela pecuária. A segurança alimentar requer avanço no acesso da população a alternativas alimentares saudáveis e mais sustentáveis. 

A garantia do futuro depende de mudanças agora!

Assista o I Workshop de Políticas Públicas para animais em situação de fazenda

O Fórum vem propondo este debate com parlamentares e pré-candidatos a cargos no legislativo nas próximas eleições por meio da sua Frente Legal Animalista. Realizamos no último dia 06 de maio o I Workshop de Políticas Públicas para Animais em Situação de Fazenda.

O evento organizado pela Frente Legal Animalista do Fórum Animal trouxe para o debate a importância de propor políticas públicas animalistas que considerem o interesse dos animais explorados pela pecuária. O workshop aconteceu de maneira presencial no último dia 06 de maio, na Câmara Municipal de São Paulo e foi transmitido pela TV da Câmara. Caso não tenha participado ou queira rever os conteúdos é só acessar o link. 

O público alvo do workshop foram parlamentares, assessores políticos e demais atores que participam de discussões ou têm em suas mãos o poder de agir e promover mudanças importantes em prol de todos os animais não humanos  independente da espécie a qual pertencem. 

Entre os tópicos abordados, discutimos os conceitos de consciência e senciência animal, conceituamos os principais tipos de sistemas de criação e o impacto do confinamento massivo para o bem-estar animal, os riscos zoonóticos desses sistemas e do uso indiscriminado de antimicrobianos. Nos aspectos legislativos, foram discutidos a importância de escolher bons representantes e da atuação consciente e embasada destes para políticas públicas animalistas. 

Estiveram presentes vereadoras e vereadores do Estado de São Paulo, assessores políticos do estado e de outras regiões do país, representantes de ONGs e ativistas independentes.

No evento também apresentamos as ações da Frente Legal Animalista, como as reuniões com os parlamentares para promoção de iniciativas que considerem o bem-estar das galinhas mantidas para a produção de ovos.Assista o evento na íntegra.


Texto: Haiuly Viana

Compartilhe

veja mais