Absurdo: vereadores de Campinas querem retomar rodeios na cidade

Rafael Sampaio, do Fórum Animal

É preocupante que haja vereadores na Câmara Municipal de Campinas, no interior de São Paulo, atuando pela volta dos rodeios na cidade. Notícias veiculadas na imprensa apontam que uma Comissão Especial de Estudos foi montada no Legislativo municipal para analisar essa possibilidade.

O Fórum Animal entende que os animais não devem ser usados para entretenimento, e que rodeios submetem cavalos, bois e outros animais a situações de sofrimento e crueldade. “São eventos intrinsecamente cruéis, que causam uma variedade de prejuízos aos animais, como lesões físicas, alterações comportamentais, sofrimento mental e o predomínio de emoções negativas, como angústia e medo”, afirma a gerente técnica do Fórum Animal, Haiuly Viana.

A comissão que discute o tema é presidida pelo vereador Arnaldo Salvetti (MDB), que é favorável à volta destes eventos nefastos. Ele manifesta posições abertamente pró-rodeios em suas redes sociais.

Ameaças e agressões
No último sábado (24), a primeira discussão pública sobre este tema na Câmara Municipal de Campinas acabou com uma ativista da proteção animal tendo que buscar ajuda policial. Ela registrou boletim de ocorrência após ser ameaçada por um homem que se apresentou como defensor dos rodeios, segundo reportagem do site Hora Campinas.

Há 20 anos, os rodeios são proibidos em Campinas. Dezenas de movimentos e ONGs em defesa dos animais, inclusive o Fórum Animal, entendem que é fundamental que esta proibição continue e não seja alterada pelos vereadores.

Compartilhe

veja mais