Hoje, dia 1º de novembro, é o Dia Mundial do Veganismo!
A data celebra em todo o mundo a consciência vegana, ou seja, um ato contra o consumo de produtos de origem animal.
O veganismo é uma forma de viver que busca excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade.
Pensando em saúde global e saúde integrada, e que a demanda por alimentos é crescente e os recursos se tornam mais escassos, tem surgido de forma cada vez mais frequente nas publicações científicas em que retratam a dieta vegetariana estrita e o estilo de vida vegano sendo o ideal para que possamos criar uma nova perspectiva de sobrevivência das espécies e um desenvolvimento sustentável.
A comissão EAT-Lancet sobre Alimentos, Planeta e Saúde retrata que uma dieta saudável para as pessoas e para o planeta precisa ter a sua base pautada no consumo de alimentos de origem vegetal, minimizando o uso de produtos de origem animal. Foi recomendado que, para atingir esse objetivo até 2050, necessitamos dobrar o consumo de alimentos vegetais e reduzir o consumo de alguns alimentos, como carne vermelha e açúcar, em mais de 50%. A alimentação vegetariana/vegana traz inúmero benefícios, incluindo para a sua saúde e qualidade de vida, para os próprios animais não humanos, para o meio ambiente e para todo o planeta.
Conheça o Projeto VegMonitor, iniciativa do Fórum Animal, com intuito de fazer com que as pessoas entendam que a mudança na forma como nos alimentamos é necessário para que possamos criar uma nova perspectiva de sobrevivência das espécies. Você pode encontrar diversas em literaturas em nosso site que indicará como fazer uma transição segura e saudável para uma alimentação sem produtos de origem animal.
Faça a diferença e mude seus hábitos!