EVENTO:

AVANÇOS SOBRE O BEM-ESTAR DE ANIMAIS EM GRANJAS PARA VETERINÁRIOS, ZOOTECNISTAS E ENG. AGRÔNOMOS

30 de setembro de 2022 | evento online

As tendências de mercado apontam para uma mudança na forma como os animais são criados para produção de alimentos.

MAS SERÁ QUE A INDÚSTRIA, OS CONSUMIDORES, AS UNIVERSIDADES E A PRODUTORES ESTÃO ACOMPANHANDO ESSAS MUDANÇAS?

Pensando nisso, o Fórum Animal desenvolveu pesquisas em parceria com pesquisadores de grandes Universidades brasileiras e agora convida a todos para conhecerem os resultados, onde temas-chave sobre inovações na indústria, suinocultura e produção de ovos serão amplamente discutidos. 

Este é um momento importante para estudantes e profissionais das áreas de Ciências Agrárias e consumidores em geral.

Não perca a chance de atualizar seus conhecimentos e ficar por dentro da nova realidade na produção de alimentos!

PALESTRANTES:

Vania Plaza Nunes

Médica veterinária formada pela UNESP de Botucatu (1983). Especialização em Vigilância sanitária, Saúde Ambiental e Saúde Pública (UNICAMP). Especialização em Bem-estar Animal pelo E-learning Cambrigde Institute, Cambrigde Reino Unido. Pós graduação em Comportamento Animal pela Unifeob-São João da Boa Vista-SP. Diretora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. Coordenadora do GRAD (Grupo de Resgate de Animais em desastres). Colaboradora técnica voluntária da CEDA, Ministério Público de Minas Gerais. Funcionária pública da Saúde e Meio Ambiente por 31 anos, superintendente da Fundação Serra do Japi em Jundiaí-Sp.

Adroaldo Zanella

Professor de bem-estar animal na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Graduado em Medicina Veterinária na PUC, RS, Uruguaiana (1983). Doutorado na Universidade de Cambridge, Reino Unido (1992), sendo o primeiro médico veterinário do mundo com doutoramento em bem-estar animal. Pós-doutorado, na Alemanha, na Ludwig-Maximilians-Universität München (1992-1996). Em 1996, criou o programa de Comportamento e Bem-Estar Animal na Michigan State University. Em 2006, assumiu a cátedra de bem-estar animal na Norwegian School of Veterinary Science, Oslo, Noruega. Assumi a cátedra de bem-estar e saúde animal no Scotland's Rural College (SRUC) em Edimburgo (2011). No SRUC coordenei o projeto AWIN (www.animal-welfare-indicators.net), financiado pela União Europeia, para desenvolver protocolos científicos de avaliação de bem-estar animal.

Maria Cristina Yunes

Pós-doutora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil. Graduada em Biologia, mestrado em Etologia Aplicada e Doutorado em Bem-Estar Animal, pelo Programa de Pós-Graduação em Agroecosistemas/UFSC. Desde o doutorado vem pesquisando os conhecimentos, percepções e opiniões do público brasileiro sobre os sistemas e práticas comuns à criação de animais para produção de alimentos, com foco no bem-estar dos animais dentro desses sistemas. Por meio de seu trabalho, pretende contribuir para o debate entre os diversos setores da sociedade, a fim de beneficiar o bem-estar dos animais de fazenda e a sustentabilidade da pecuária.

Mariana Bombo Perozzi Gameiro

Especialista em relações humano-animais, com mestrado e doutorado em Sociologia (UFSCar), e pós-doutorado em Veterinária (USP e UFPR) e em Antropologia Social (Collège de France/EHESS). Pesquisadora dos aspectos sociais, econômicos e políticos dos sistemas brasileiros de produção animal e agrícola, e de suas relações com o meio ambiente.

Gabriela Bertti

Doutora e mestre em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBios/UFRJ) na área de Bioética Ambiental e Animal com ênfase em justiça, direitos básicos e políticas públicas. Especialista em gestão de projetos (CTPS/USP). Pesquisadora em ESG e Bióloga (UNESP-Botucatu).

María José Hötzel

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. É coordenadora do Laboratório de Etologia Aplicada e Bem-Estar Animal (LETA, leta.paginas.ufsc.br). Suas áreas de ensino e pesquisa são etologia aplicada e bem-estar animal e ética, com foco em animais de fazenda. Por meio de seu trabalho, busca contribuir para a compreensão e melhoria do bem-estar animal, considerando as diversas implicações éticas, ambientais, sociais e econômicas do uso de animais em benefício humano.

Rodrigo Morais da Silva

Professor do Escola de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná. Possui estágio pós-doutoral em impactos sociais das proteínas alternativas, doutorado e mestrado em Administração. É vice-líder do Núcleo de Estudos em Gestão da Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade da UFPR. Seus principais interesses de pesquisa incluem a gestão da inovação e seus impactos, especialmente para a sociedade.

PROGRAMAÇÃO:

9h00 – Palestra de Abertura

Vania Plaza Nunes – Médica-Veterinária e Diretora Técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal

9h20 – Cenário atual do bem-estar para os animais em situação de fazenda: avanços e oportunidades

Dra Maria José Hotzel

10h00 – O ovo ou a galinha? Opiniões de consumidores brasileiros sobre a importância do bem-estar animal na qualidade do alimento produzido 

Dra Maria Cristina Yunes 

11h00 – 11h40 – Desafios a serem superados pelo setor produtivo brasileiro para se adequar aos sistemas de produção livre de gaiolas (suínos e poedeiras) 

Prof. Dr. Adroaldo Zanella

13h30 – 14h10 – Aspectos socioeconômicos da produção animal sem gaiolas

Dra Mariana Gameiro

14h20-15h10 – O papel das IES na formação profissional considerando os avanços na ciência do bem-estar dos animais em situação de fazenda

Gabriela Bertti

15h20-16h00 – Oportunidades de atuação dos profissionais Médicos Veterinários, Zootecnistas e Eng Agrônomos na nova realidade de produção de carne celular

Prof. Dr Rodrigo Morais da Silva

16h00 -Avaliação dos resultados e avanços conquistados: caminhos em prol do bem-estar dos animais

Vania Plaza Nunes, Médica Veterinária e Diretora Técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal

REALIZAÇÃO

apoio