Rede Nacional
de Educação Humanitária
(RedEH)
Quem somos
A Rede Nacional de Educação Humanitária é um grupo de professores e pesquisadores da área de ensino e de pesquisa em educação em torno da substituição de práticas e conscientização ética a respeito da instrumentalização de animais não humanos em atividades de ensino, pesquisa e treinamento. Atualmente, é coordenada pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
A educação humanitária abarca um conjunto de saberes, recursos e abordagens que têm por objetivo instruir sobre direitos humanos, direitos dos animais, preservação ambiental e temas culturais, reconhecendo-os como elementos fundamentais e interligados de uma sociedade equitativa e sustentável. Funciona como uma ferramenta que permite uma visão crítica e empática do mundo.
- ENSINO BÁSICO
- ENSINO SUPERIOR
A frente do Ensino Básico conta com o programa Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal (EAHBEA), que já esteve em cerca de 100 municípios de 15 estados brasileiros e capacitou mais de 10 mil docentes, gestores e coordenadores pedagógicos.
Atividades
- Programa Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal (EAHBEA),
Curso que percorre diversos municípios do Brasil com uma missão: enraizar o respeito à vida animal em gerações presentes e futuras por meio da educação. Elizabeth MacGregor, presidente do Fórum Animal, já trabalhou em cerca de 100 municípios de 15 estados brasileiros e capacitou mais de 10 mil docentes, gestores e coordenadores pedagógicos.
Depois de passar pelo treinamento, os professores têm potencial para disseminar o conhecimento a milhões de alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio. Nosso material didático foi reconhecido pela Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC) e é distribuído gratuitamente aos professores capacitados.
PROGRAMA DO CURSO
Relatório Capacitações 2012-2023
A frente do Ensino Superior da RedEH é resultado do projeto “Mapeamento do Uso de Animais para a Educação de Graduação no Brasil” e reconhecido pelo Prêmio Lush 2014, ano de sua criação.
Acreditamos na necessidade de formar profissionais para um novo paradigma científico, substituindo o uso de animais por novas metodologias, e assim realizando o treinamento e ensino de forma problematizada e ajustada ao futuro profissional dos estudantes.
Atividades
- Atuação no desenvolvimento da RN 38/2018 do CONCEA/MCTI (revogada pela RN 53/2021), que versa sobre o uso de animais no ensino.
- Produção de artigo refente a RN 38/2018 Link
- Elaboração de artIgo para a revista científica ATLA com o mapeamento do Uso de Animais para a Educação de Graduação no Brasil em 2014, estudo pioneiro no país. Link
membros
A RedEH é aberta a todas as pessoas professoras e pesquisadoras em educação humanitária, bioética e ética animal e novos métodos de ensino de ciências da vida e saúde que visem formar pesquisadores e profissionais adaptados ao novo paradigma científico, com métodos avançados de pesquisa e substituição.
Dr. Róber Bachinski
Membro fundador e atual diretor do Instituto 1R e desenvolvendo o projeto para mapeamento do uso de animais e alternativas no ensino superior no Brasil, financiado pelo Lush Prize 2014, também desenvolvendo o projeto de um modelo sintético open-source para treinamento de suturas, incisões e ligaduras;
Prof. Dr. Luciano da Silva Alonso
Departamento de Biologia Animal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), coordenando o projeto de extensão “Ensino humanitário na UFRRJ: práticas pedagógicas inclusivas e métodos alternativos ao uso de animais” para a divulgação de métodos de ensino humanitário na universidade, incluindo a utilização de cadáveres obtidos eticamente para aulas de anatomia e técnicas cirúrgicas;
Prof. Dra. Rita Leal Paixão
Membro fundadora do Instituto 1R, professora associada da Universidade Federal Fluminense (UFF), promovendo os métodos humanitários em aulas de fisiologia e divulgando abordagens em educação humanitária para o ensino fundamental, e assim defendendo a formação dos profissionais para uma nova ciência, sem o uso de animais;
Prof Dr. Gutemberg Gomes Alves
Membro fundador do Instituto 1R e professor do Departamento de Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal Fluminense (UFF), trabalhando em novas abordagens de ensino de biologia celular, para treinamento dos estudantes através de educação ativa por problematização e aproximando os estudantes às práticas profissionais com biologia celular aplicada e testes in vitro;
Prof. Dr. Simone Tostes de Oliveira Stedile
Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenadora do projeto “Ensino-aprendizagem de habilidades clínicas e cirúrgicas em Medicina Veterinária: interação veterinário- paciente-cliente e desenvolvimento de métodos alternativos ao uso de animais”;
Prof. Dra. Rosane Maria Guimarães da Silva
Professora do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desenvolveu durante o mestrado a técnica de conservação com a Solução de Larssen modificada para a conservação de cadáveres eticamente obtidos de animais, com ótimo resultado e aplicação na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP para as disciplinas de técnica cirúrgica e ortopedia;
Prof. Dr. Thales Tréz
Membro fundador e atual presidente do Instituto 1R e professor do Instituto de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), coordenador da InterNICHE Brasil de 1999 a 2008, idealizador do portal 1Rnet de apoio a alunos e professores, que originou atualmente o Instituto 1R;
Dra. Karynn Vieira Capilé
Pesquisadora no Laboratório de Ética Animal da Universidade Federal do Paraná (LABEA/UFPR), membro representante da sociedade protetora dos animais no Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e colaboradora no Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
Prof. Dr. Júlio Xandro Heck
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), onde foi Vice-diretor Geral e diretor de Ensino (2009-2012) no Câmpus Porto Alegre. Desde 2013 é Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS. Com formação e experiência em Bioquímica e Biotecnologia e ampla experiência em ensino, desenvolveu e compilou diversas aulas práticas para bioquímica sem o uso de animais, para cursos técnicos e de graduação. Um de seus focos de pesquisa em educação é no desenvolvimento de metodologias de ensino baseadas em problematização e recursos para construção ativa do conhecimento;
Dra. Gabriela Bertti da Rocha Pinto
Pesquisadora do Laboratório de Ética Ambiental e Animal da Universidade Federal Fluminense (LEA/UFF), pesquisadora no Núcleo de Bioética e Ética Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUBEA/UFRJ) e colaboradora no Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal.
equipe
Lucas Galdioli
Gerente em Relacionamento Corporativo lgaldioli@forumanimal.org
Gabriela Bertti
Assessoria de Relações Corporativas
Karynn Capilé
Assessoria de Relações Corporativas