Quando nos deparamos com um animal que precisa de ajuda, queremos agir rapidamente, mas ele pode estar machucado ou muito assustado, sendo necessário cuidado ao manuseá-lo para evitar acidentes.
Aja com cautela, paciência e tenha consciência que ao resgatar, este animal passa a ser sua responsabilidade e que deverá prover os cuidados, abrigo e assistência veterinária.
VEJA ALGUMAS DICAS DE COMO PROCEDER:
- Planeje como fará esse resgate: talvez você precise de guia, coleira, focinheira, toalhas ou caixas de transporte.
- Leve o animal a um médico veterinário para avaliação geral e realização de exames se necessário
- Providencie um lar temporário – caso não possa ser a sua própria casa, considere um amigo ou familiar. É necessário um lugar que impeça fugas e que o animal possa ficar isolado de outros animais por um período de observação
- Não resgate pensando em transferir a responsabilidade para outra pessoa ou uma ONG. Tenha consciência que resgatar um animal é um compromisso muito sério que envolve gastos e enorme dedicação – de tempo e recursos financeiros. Caso não receba nenhuma ajuda a responsabilidade será sua.
Após resgatar, cuidar e reabilitar – física e emocionalmente este animal, é hora de procurar um adotante responsável. Não se esqueça, que devemos castrar e vacinar os animais antes de entregá-los para o adotante.
Alguns municípios oferecem esse serviço gratuitamente e há clínicas veterinárias que oferecem este serviço com preços mais acessíveis também.
- Tire boas fotos, faça vídeos alegres e divertidos;
- Use as mídias sociais, marque amigos, procure por grupos específicos e compartilhe fotos e vídeos. Isso ajuda muito a chamar atenção e sensibilizar as pessoas, convencendo mais facilmente a adotá-lo;
- Muitas ONGs e protetores apoiam as divulgações de animais para adoção. Busque apoio;
importante:
Tenha muita paciência e faça este processo com a mesma tranquilidade que você fez o resgate. Queremos que este animal vá para uma família que atenda todas as suas necessidades e ofereça um ambiente seguro, amoroso e com estímulos para uma vida plenamente feliz e saudável
Mesmo que demore, siga divulgando o animal e fazendo novas fotos e bons vídeos;
Algumas ONGs e protetores permitem que você leve seu animal resgatado nas suas feiras e eventos de adoção. Busque este tipo de apoio também.