Fortaleza – Ceará
Em Fortaleza o curso foi realizado dia 25 de setembro, na Assembleia Legislativa do Ceará, a convite da Dra. Adriana Wanderley Pessoa da Universidade Estadual do Ceará, que abriu o evento que teve apoio da Coordenadoria Especial de Proteção Animal – COEPA de Fortaleza, da Prefeitura de Fortaleza, da Universidade Estadual do Ceará, da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB-CE, do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará – CRMV-CE, da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais – ANCLIVEPA e do Observatório dos Direitos dos Animais – ODA.
Presentes no curso, que reuniu cerca de 60 participantes, Toinha Rocha da COEPA, Dra, Maria do Rosário, membro da Comissão de Bem-Estar Animal – COBEA do Conselho Federal de Medicina Veterinária – CFMV, e Dra. Miria Marinho, do município de Pacajus, e colaboradora da COEPA.
Dra. Geuza Leitão, presidente da Ong UIPA-CE também deu apoio ao curso e esteve presente, relatando principalmente suas ações há muitos anos em prol de jumentos abandonados no Ceará, e levados pelo Departamento de Trânsito – Detran para uma fazenda em Santa Quitéria, próximo a Fortaleza. Dra. Geuza Leitão é autora de vários livros, inclusive o “Sua Excelência, o Jumento” onde afirma que “quando o assassinato de um animal, especialmente com requintes de perversidade, for na verdade punido como crime hediondo, aí o ser humano terá justificada sua condição de racional”.
Olinda – Pernambuco
Em 28 de setembro, a convite da Presidente da Comissão de Direito dos Animais da Academia Brasileira de Ciências Criminais, Kamila Rangel, a diretora de educação do Fórum Animal ministrou o curso Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal – EAHBEA na Faculdade de Olinda, FOCCA, localizada no sítio histórico do município.
O curso teve apoio além da faculdade sede do evento, da faculdade São Miguel e também do Presidente da Academia Brasileira de Ciências Criminais, Dr. Cristiano Carrilho, que abriu o evento.
Segundo Kamila: “o programa trouxe para os Olindenses e cidades vizinhas, o curso que vem percorrendo o país, dando mais possibilidade de se fazer frente às contradições e aos desequilíbrios socioambientais e se estar apto a mudar a forma de tratamento dispensado aos animais, que ainda são considerados como meros objetos.”
Participaram do curso cerca de 50 pessoas, inclusive representantes de Ongs locais parceiras do Fórum Animal, como Goretti Queiroz, do projeto SOS Cavalos, e Maria da Conceição Maciel da SOS 4 Patas & Cia, ambas do Recife.
FAÇA PARTE DESSE MOVIMENTO E NOS AJUDE A CONTINUAR LUTANDO>>