Fórum Animal prossegue trabalho contra tração animal em Petrópolis

Fórum Animal reafirmou o compromisso de receber animais que venham a ser descartados

 

A convite do Ministério Público Federal, o Fórum Animal participou de um audiência pública para discutir alternativas oferecidas pela Prefeitura de Petrópolis a condutores de charretes. No fim de março, foi decretado o fim da tração animal nas charretes da cidade, resultado de intensa campanha da qual o Fórum Animal participou. Também participaram da reunião a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção RJ (OAB-RJ), a Procuradoria de Petrópolis e outros representantes do município, além de vários charreteiros.

 

O que diz a Procuradoria

 

A procuradora da república, Dra. Monique Cheker , deixou claro que o cumprimento do resultado do plebiscito realizado em outubro de 2018, quando 70% da população votou pelo fim da tração animal, não estava condicionado à substituição das charretes. Ela ainda mencionou que o fato dos charreteiros não terem atendido ao convite para comparecerem às secretarias da Prefeitura fragilizava o argumento inicial de que eles estariam em dificuldade.

 

Já Dr. Sebastião Médici, da Procuradoria Municipal, reafirmou que o município está à disposição dos charreteiros, por meio da Secretaria de Planejamento, para analisar um possível enquadramento em algum programa de benefício governamental. A abertura foi corroborada por Rodrigo Lopes,  da Secretaria de Assistência Social.

 

O que diz a OAB

 

“A posição da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB-RJ é totalmente a favor da empregabilidade, aliada ao turismo sustentável e, tendo em vista a possibilidade da ação ajuizada pela Defensoria Pública não ter sucesso, as alternativas apresentadas pelo Município deveriam ser consideradas pelos charreteiros atuais”, afirmou Reynaldo Velloso, representante da OAB na audiência pública.

 

Compromisso

 

Mais uma vez, o Fórum Animal reafirmou o acordo de abertura com a OAB-RJ para receber animais que eventualmente sejam descartados pelos charreteiros. Os charreteiros, entretanto, afirmaram na audiência que os animais estão sendo alimentados e bem tratados.

 

“Essa vitória em Petrópolis certamente vai alavancar o fim da tração animal no perímetro urbano de muitas cidades brasileiras. Nosso próximo objetivo é terminar com as charretes em Paraty, onde já temos reunião marcada para tratarmos do assunto e sobre como podemos auxiliar numa possível transição”, afirma Elizabeth MacGregor, diretora de educação do Fórum Animal

Você pode ajudar a defender os animais de maus-tratos:

 

 DOE AGORA 

 

Compartilhe

veja mais