Fórum Animal participa de Seminário do MP/MG sobre Tráfico de Animais Silvestres

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou, no dia 30 de novembro, o VI Seminário do Ministério Público de Proteção à Fauna. O evento teve como tema a “Proteção da Biodiversidade e Estratégias de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres”. O público alvo foram servidores do MPMG, órgãos públicos, sociedade civil organizada e comunidade acadêmica.

 

Nossa Diretora Técnica, Vânia Plaza Nunes, participou do Seminário para acompanhar as estratégias atuais mais avançadas na luta contra o tráfico de animais silvestres. Entre as palestras, destacou-se a contribuição do Prof. Evanguedes Kalapothakis, que abordou a importância da identificação genética dos animais em cativeiro como forma de enfrentar o tráfico; e a fala do analista ambiental e biólogo Rogério de Paula, que abordou o impacto da caça nas espécies ameaçadas de extinção.

 

Já o Prof. Fabiano, da Universidade de Viçosa, discutiu a importância da conservação, a interação da fauna e flora (macroecologia) e a defaunação cada dia mais frequente no país. Outro ponto importante foi a discussão sobre a complexidade atual na preservação de espécies muito vulneráveis ou altamente ameaçadas diante do cenário de fragmentação dos Biomas no país.

 

FAÇA UMA CONTRIBUIÇÃO PELOS ANIMAIS>>

 

“Um ponto que me chamou muito a atenção foi a fragilidade do monitoramento dos programas de recuperação e soltura dos animais provenientes de diferentes situações de maus-tratos, como atropelamento e tráfico. Apesar dos programas estarem ativos, há falhas no monitoramento pela deficiência de recursos humanos e materiais disponíveis”, afirma Vania.

 

O evento, de forma geral, abordou as grandes dificuldades e fragilidades encontradas no país para proteger os animais silvestres e a importância das ações do MPMG para coibir a criação amadora no Estado.

 

Ao término do Seminário, foi elaborada uma carta com os encaminhamentos das discussões realizadas entre os participantes, que estará disponível nos próximos dias.

 

Compartilhe

veja mais