Fórum Animal e Ministério Público de MG: em defesa dos animais

O Fórum Animal e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) estão juntos para levar conhecimento e capacitação a profissionais que atuam em ações periciais e avaliações técnicas que envolvem animais. Recentemente, a diretora técnica do Fórum Animal, Vânia Plaza Nunes, esteve em Belo Horizonte para uma série de atividades de apoio a ações educativas na área.

 

Doze médicos veterinários participaram da capacitação ministrada pelo Fórum Animal, realizada por meio de parceria com a Coordenadoria de Defesa da Fauna do MPMG, que teve como ponto central as vaquejadas e rodeios.

Conheça mais sobre nossa campanha contra a vaquejada

Ainda em parceria com o MPMG, o Fórum Animal participou de um grupo de trabalho para definir e aprimorar o modelo de avaliação, apuração e triagem de casos de maus-tratos por policiais ambientais do Estado. A ação também conta com a colaboração da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“A proposta é inédita para o setor no Brasil. Demos um importante passo para a consolidação preliminar do modelo de avaliação para uso em campo voltado a cães e gatos. Os instrumentos para equídeos e galináceos já estão em fase de finalização e em breve serão testados por um grupo restrito”, afirma Vânia Plaza Nunes (foto).

 

Resgate animal

 

O Fórum Animal já vem atuando há alguns anos no apoio a atividades de resgate animal em situações de desastres, sejam naturais ou causados por seres humanos. É o caso, por exemplo, dos desastres de Mariana, em 2015, e de Brumadinho, em 2019.

 

A tragédia mais recente desencadeou a criação de um grupo de resgate animal em Minas Gerais, voluntário e composto por veterinários, auxiliares e protetores mineiros e de outros estados. O Fórum Animal tem contribuído com o grupo de diversas maneiras:

 

  • assistência às necessidades eventuais dos resgatistas da vida animal afetada;

  • levantamento de recursos diretos para os animais vitimados;

  • contribuição institucional para definir protocolos, atribuições e planejamento de novas ações.

“O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRRMV-MG), por meio do presidente Bruno Divino e de toda a diretoria, também vem desempenhando um importante papel na construção de políticas públicas junto aos setores relevantes para a questão animal. Isso é indispensável para avançarmos nessa desafiadora área de atuação”, destaca Vânia Plaza Nunes.

 

Precisamos de você para continuar lutando pelos animais:

 

 Doe agora 

Compartilhe

veja mais