QUEM SOMOS

O Fórum Animal é uma organização sem fins lucrativos, formada por uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos-veterinários, advogados, profissionais de marketing e comunicação, geógrafos e pesquisadores, que dão suporte no desenvolvimento de ações de proteção e defesa animal.

Nossa missão é sensibilizar e transformar a sociedade, buscando erradicar o sofrimento, a crueldade e as piores práticas contra os animais. Nesta página, você vai entender um pouco mais sobre a nossa história, além de obter informações sobre nossa missão, nossa visão e nossos valores.

Entre nossos valores estão a ética, o respeito, a educação, a conscientização, a colaboração e o ativismo. Mais abaixo, você também poderá ler o Código de Conduta Ética do Fórum Animal.

história

O Fórum Animal nasceu da empatia e compaixão de Sônia Peralli Fonseca pelos animais. Ícone na história da proteção animal brasileira, a bióloga começou a estruturar a entidade em 1998, registrada dois anos depois, com um grupo de parceiros da causa em São Paulo. Desde então, temos atuado para garantir avanços importantes para os animais. Alguns exemplos são a legislação nacional que estabelece padrões para abate humanitário; a proibição em todo o país da prática de manter mamíferos marinhos em cativeiro para entretenimento; e a inclusão de crueldade ou abuso de animais como crime ambiental na Lei 9.605/98 e na própria Constituição Federal.

Missão

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal tem como missão sensibilizar e transformar a sociedade, buscando erradicar o sofrimento, a crueldade e as piores práticas contra os animais. Comprometido com a promoção de um mundo onde os direitos e o bem-estar dos animais sejam respeitados, intervindo ativamente, advogando por políticas públicas, promovendo educação e conscientização para transformar a relação entre humanos, animais e ambiente.

visão

Participar ativamente na edificação de uma sociedade global que não apenas reconhece, mas também valoriza os direitos animais. Nossa visão estende-se a um horizonte onde a ética, o respeito e a coexistência harmoniosa entre seres humanos, animais e meio ambiente não são apenas princípios, mas os alicerces essenciais de uma sociedade consciente e compassiva. Enxergamos um futuro em que cada criatura compartilha um espaço com dignidade e é protegida por padrões éticos elevados, moldando assim um mundo mais justo e solidário para todas as formas de vida.

Valores

Somos movidos pela ética, compaixão, respeito, paz, dignidade, solidariedade, conhecimento, transformação, promover a reflexão.

ÉTICA E RESPEITO

Colocamos os interesses, a dignidade dos animais e a preservação ambiental no centro de nossas ações, defendendo uma ética que promova o respeito por todas as formas de vida.

EDUCAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO

Investimos em iniciativas educacionais para aumentar a conscientização sobre a senciência, necessidades e direitos dos animais e a preservação ambiental, visando transformar mentalidades e promover uma coexistência mais empática.

ADVOCACIA

Atuamos como uma voz poderosa, defendendo políticas públicas e lutando contra práticas prejudiciais, defendendo o direito dos animais nas esferas judiciais e extrajudiciais.

ATIVISMO

Exercemos o ativismo como ferramenta fundamental para efetuar mudanças significativas para que a sociedade possa evoluir no trato aos animais.

COLABORAÇÃO GLOBAL

Acreditamos na força da colaboração nacional e internacional e estabelecemos parcerias estratégicas para abordar questões globais relacionadas à proteção animal, fortalecendo a causa em escala global.

Conduta ética

Conduta Ética são diretrizes essenciais que cada indivíduo que colabora com o Fórum Animal, ou age em seu nome, deve ler, compreender, comprometer-se e seguir. Elas delineiam a conduta profissional durante as atividades diárias, bem como nas relações internas e externas estabelecidas em prol da atuação pela organização.

A seguir, delineamos uma série destas que consideramos essenciais para a promoção de um ambiente de trabalho saudável, inclusivo e ético para todos os membros da nossa equipe. Estas diretrizes são a base do nosso compromisso com a integridade e a excelência, visando assegurar um ambiente onde todos possam prosperar e contribuir para a missão da organização de forma significativa.

  • Respeitar e celebrar as diferenças individuais, seja de origem, nacionalidade, gênero, cor/raça, religião, etnia, status social, idade, habilidades físicas ou orientação sexual;
  • Manter um ambiente livre de preconceitos, discriminação, assédio, bullying ou intimidação, abrangendo aspectos morais, físicos, religiosos e sexuais;
  • Cultivar cordialidade, respeito e fomentar o espírito de equipe, colaboração, confiança, respeito e valorização das diversas opiniões;
  • Compartilhar conhecimento para promover o desenvolvimento individual de todos;
  • Promover um ambiente de abertura e receptividade para acolher preocupações, críticas e reclamações relacionadas às atividades, iniciativas e projetos conduzidos ou apoiados pelo Fórum Animal;
  • Buscar estabelecer parcerias com fornecedores e prestadores de serviços que demonstrem idoneidade, ética e boa reputação, alinhados aos valores descritos neste Código;
  • Pautar nossas interações com Afiliadas, Doadores e Parceiros nos princípios de respeito, honestidade, cordialidade, transparência, confidencialidade e segurança de dados pessoais;
  • Fomentar o apoio e fortalecimento de redes, coletivos e outras organizações da sociedade civil;
  • Adotar uma postura de respeito e conformidade com o presente Código, as Políticas internas, além de seguir as normas de órgãos reguladores e a legislação vigente.