EDUCAÇÃO AMBIENTAL HUMANITÁRIA EM BEM-ESTAR ANIMAL

 

Com o programa Educação Ambiental Humanitária em Bem-Estar Animal (EAHBEA), o Fórum Animal percorre diversos municípios do Brasil com uma missão: enraizar o respeito à vida animal em gerações presentes e futuras por meio da educação.

Elizabeth MacGregor, diretora de educação do Fórum Animal já trabalhou em cerca de 100 municípios de 15 estados brasileiros e capacitou mais de 10 mil docentes, gestores e coordenadores pedagógicos. 

Depois de passar pelo treinamento, eles têm potencial para disseminar o conhecimento a milhões de alunos da educação infantil, ensino fundamental e médio. Nosso material didático foi reconhecido pela Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC) e é distribuído gratuitamente aos professores capacitados.  

Veja os municípios que já receberam o curso do Fórum Animal:

Atualmente, o sistema de educação brasileiro é bastante falho na construção de um paradigma de valores sustentáveis. Isso dificulta que nossos jovens reconheçam os animais como seres sencientes, ou seja, que sentem dor, medo, estresse, tristeza ou alegria como nós.

Trabalhamos para preencher essa lacuna e disseminamos o conceito de senciência, as implicações do abandono de animais domésticos, noções de guarda responsável e diversos outros hábitos e escolhas pessoais que podem fazer uma grande diferença para os animais e para o meio ambiente.

Como funcionam os treinamentos

Os cursos possuem carga horária média de oito horas e são oferecidos por meio de convênios formalizados com as Secretarias de Educação de cada município. O conteúdo inclui conceitos como senciência e bem-estar animal e análises das implicações éticas e ambientais do uso de animais domésticos e silvestres.

O poder de multiplicação dos educadores é imenso. Além de alcançarem os próprios alunos em sala de aula, eles também podem envolver pais, familiares e outros docentes, organizando reuniões e exposições para exibir os resultados das atividades com os alunos.

Ajude a levar esse trabalho para todo o Brasil

Não vamos parar até que todos os educadores do Brasil tenham recebido essa capacitação. Juntos, nós podemos construir uma nova sociedade onde o respeito à vida animal seja um valor nacional, compartilhado por todos os brasileiros.

Para saber como levar o programa EAHBEA para seu município entre em diretamente com Elizabeth MacGregor, nossa diretora de educação, pelo e-mail emacgregor@forumanimal.org

O curso foi um divisor de águas em minha formação como profissional. Abriu fronteiras, me fez ver um horizonte bem informado e criou em mim o desejo de ser multiplicadora do projeto. Irei levar todo o conhecimento aos meus colegas de trabalho, espalharei a semente. Muito obrigada, vocês mudaram minha visão.

Foi uma das melhores formações que tivemos nos últimos tempos. A sensibilização de que os animais sentem, raciocinam e as consequências das nossas atitudes sobre a vida deles nos torna responsáveis pelas nossas ações.

A palestra foi maravilhosa. Confesso que pensei que o assunto em pauta não era ligado à minha área especificamente. No decorrer do dia percebi o quanto o conteúdo é relevante e está totalmente ligado a minha atuação profissional. Com certeza somará nas minhas aulas.