silvestre não é Pet

Todos os anos, milhares de papagaios, araras, saguis e diversas outras espécies são vítimas do tráfico ilegal no Brasil para abastecer um crescente número de pessoas que querem ter animais silvestres como pets. 

 

Aves têm as asas cortadas para não voar e diversos outros animais, como macacos, têm os dentes e garras arrancados para não morder ou arranhar. Para conviver com pessoas, esses tipos de mutilações são comuns, além da alta ocorrência de doenças físicas e psicológicas que condenam esses animais ao eterno confinamento. 

 

Animais silvestres passaram por milhares de anos de evolução para se adaptarem ao habitat natural, que não podem ser replicados em cativeiro. Quando retirados da natureza, eles perdem a função biológica. As chances de reintrodução em seus habitats são mínimas, o que compromete a própria sobrevivência das espécies, a biodiversidade e o futuro do planeta.

 

Mesmo os animais silvestres reproduzidos em cativeiro sofrem, pois eles também são privados de expressar seus comportamentos naturais mais básicos. Um exemplo são os diversos tipos de passarinhos que passam toda a vida em uma gaiola sem poder voar. Por isso, muitos desses animais acabam sendo abandonados pelas pessoas que os compraram ou deixados à míngua para morrer.

Ministério do Meio Ambiente joga contra

Em 2013, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), órgão do Ministério do Meio Ambiente, aprovou uma resolução que representa um enorme retrocesso para a luta contra o tráfico ilegal de animais silvestres no Brasil.

Mesmo sob protestos do Fórum Animal, de diversas outras organizações de proteção animal ambientais, dos Conselhos Federais de Biologia (CFBio) e de Medicina Veterinária (CFMV), o Conama passou a estimular ainda mais o tráfico de animais silvestres no Brasil ao estender de quatro para dez o número de animais silvestres que podem ser comprados e mantidos por pessoas físicas. 

Essa regra aplica-se até mesmo aos traficantes, pessoas que cometeram um grave crime ambiental ao retirar animais de seus habitats e que agora têm mais oportunidades inclusive para reproduzi-los e comercializá-los em maior escala. 

 

Dessa forma, criou-se um círculo vicioso que incentiva ainda mais o tráfico, pois os animais são obtidos de forma barata, e resulta em um maior número de animais silvestres condenados a viver uma vida de sofrimento em cativeiro. Além disso, o tráfico da fauna silvestre deixou de ser crime inafiançável, podendo ser punido apenas com multa. 

 

Lugar de silvestre é na natureza

O Fórum Animal luta para que nenhum animal silvestre seja considerado pet. Só assim será possível acabar com o tráfico ilegal da nossa fauna e com o sofrimento desses animais que definitivamente não pertencem ao cativeiro.