como fazer um resgate
O Fórum Animal não realiza resgates e não possui abrigo. Este conteúdo é orientativo para quem precisa resgatar um animal e para que este resgate seja feito com cuidado e segurança para todos os envolvidos.

Quando nos deparamos com um animal que precisa de ajuda, queremos agir rapidamente, mas ele pode estar machucado ou muito assustado, sendo necessário cuidado ao manuseá-lo para evitar acidentes.

Aja com cautela, paciência e tenha consciência que ao resgatar, este animal passa a ser sua responsabilidade e que deverá prover os cuidados, abrigo e assistência veterinária.

VEJA ALGUMAS DICAS DE COMO PROCEDER:

  • Planeje como fará esse resgate: talvez você precise de guia, coleira, focinheira, toalhas ou caixas de transporte.
  • Leve o animal a um médico veterinário para avaliação geral e realização de exames se necessário
  • Providencie um lar temporário – caso não possa ser a sua própria casa, considere um amigo ou familiar. É necessário um lugar que impeça fugas e que o animal possa ficar isolado de outros animais por um período de observação
  • Não resgate pensando em transferir a responsabilidade para outra pessoa ou uma ONG. Tenha consciência que resgatar um animal é um compromisso muito sério que envolve gastos e enorme dedicação – de tempo e recursos financeiros. Caso não receba nenhuma ajuda a responsabilidade será sua.

Após resgatar, cuidar e reabilitar – física e emocionalmente este animal, é hora de procurar um adotante responsável. Não se esqueça, que  devemos castrar e vacinar os animais antes de entregá-los para o adotante.

Alguns municípios oferecem esse serviço gratuitamente e há clínicas veterinárias que oferecem este serviço com preços mais acessíveis também. 

  • Tire boas fotos, faça vídeos alegres e divertidos;
  • Use as mídias sociais, marque amigos, procure por grupos específicos e compartilhe  fotos e vídeos. Isso ajuda muito a chamar atenção e sensibilizar as pessoas, convencendo mais facilmente a adotá-lo;
  • Muitas ONGs e protetores apoiam as divulgações de animais para adoção. Busque apoio;

importante:

Tenha muita paciência e faça este processo com a mesma tranquilidade que você fez o resgate. Queremos que este animal vá para uma família que atenda todas as suas necessidades e ofereça um ambiente seguro, amoroso e com estímulos para uma vida plenamente feliz e saudável

Mesmo que demore, siga divulgando o animal e fazendo novas fotos e bons vídeos;

Algumas ONGs e protetores permitem que você leve seu animal resgatado nas suas feiras e eventos de adoção. Busque este tipo de apoio também.