Conheça o poder da Ciência de Dados para a Biomedicina e para a causa animal

Em tempos de tantos avanços tecnológicos, a convergência entre a ciência de dados e a biomedicina tem aberto novos horizontes para o avanço de nossa compreensão sobre a relação entre seres humanos, animais e o meio ambiente. A melhor parte é que a ciência de dados pode ajudar na construção de um ótimo futuro para a pesquisa biomédica, com um foco especial em seu papel na promoção do bem-estar animal e do veganismo.

A ciência de dados é um campo multidisciplinar que combina técnicas de estatística e ciência da computação aplicada, revolucionando a maneira como analisamos e interpretamos dados biológicos complexos. Ao processar e integrar grandes conjuntos de dados de experiências clínicas, os pesquisadores podem fazer descobertas valiosas sobre as doenças, as respostas ao tratamento e os mecanismos de manutenção da saúde. 

Destaca-se quatro aplicações da ciência de dados que podem proporcionar grandes benefícios para a sociedade e reduzir a exploração animal para fins biomédicos.


(1) Avanços na Medicina Personalizada: a ciência de dados permite a análise de vastos conjuntos de dados genéticos para identificar marcadores genéticos associados a doenças tanto em seres humanos quanto em animais. Essas informações auxiliam os pesquisadores a desenvolverem planos de tratamentos personalizados que consideram a composição genética de cada indivíduo, resultando em terapias mais eficazes e melhorando o bem-estar animal.

(2) Descoberta de Medicamentos: é possível fazer testes virtuais com medicamentos  utilizando modelos matemáticos e programas computacionais que aceleram a identificação de possíveis medicamentos sem a necessidade de testes em animais, alinhando-se à perspectiva de diminuir a exploração animal em nome da pesquisa.

(3) Qualidade de Vida dos Animais: sistemas de monitoramento orientados por dados biológicos e comportamentais podem coletar e analisar informações em tempo real de animais em diferentes situações. Isso permite a detecção precoce de problemas de saúde e garante intervenções rápidas, promovendo mais qualidade de vida aos animais.

(4) Agricultura Sustentável e Veganismo: A ciência de dados auxilia na otimização das práticas agrícolas, minimizando o uso de recursos e reduzindo a pegada ambiental da agricultura animal. Isso está alinhado com a proposta de promover sistemas alimentares mais sustentáveis, como os baseados em plantas.

Fontes: 

Tuomisto HL, et al. Environ Res Lett. 2014. DOI: 10.1088/1748-9326/9/11/114010;

Gawehn E, et al. Nat Rev Drug Discov. 2016. DOI: 10.1038/nrd.2016.211;

Watters JV. J Appl Anim Welf Sci. 2005. DOI: 10.1207/s15327604jaws0502_9;

Siva N. Biomed Data J. 2019. DOI: 10.1089/bioj.2019.29044.

Compartilhe

veja mais