Halloween não combina com a crueldade contra gatos pretos e outros animais

31 de Outubro é o dia do chamado Halloween ou Dia das Bruxas, mas também é um dia de ficar atento com casos de crueldade e maus-tratos com animais, especialmente contra gatos pretos.

Quando olhamos a História da humanidade, há diversos mitos que associam bichanos de pelagem escura com o misticismo. Historiadores apontam que a Idade Média pode ser uma das principais origens do preconceito contra os gatos pretos, já que eles passaram a ser associados com as bruxas que eram perseguidas pela Inquisição.

Esta e outras associações negativas, contidas em livros e mais recentemente em filmes, faz com que estes animais sejam vistos como “mensageiros do azar”, “portadores de más notícias” e coisas similares. Mas isso é puro preconceito e crença sem sentido.

Gatos pretos são amorosos, brincalhões e felizes, como qualquer outro felino. Nessa época do ano, eles precisam de proteção redobrada contra maldades. A gerente técnica do Fórum Animal, Haiuly Viana, faz um alerta: “Pedimos a quem puder, que acolha um gato preto e redobre sua atenção para a disponibilização da adoção no período que antecede esta data.”

Denuncie, se você presenciar um ato de crueldade contra os animais! A ligação é gratuita para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) pelo telefone 0800 61 8080 ou pelo e-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br.

Autor: Rafael Sampaio, gerente de Comunicação do Fórum Animal

Compartilhe

veja mais