Empresas de relevância nacional registram seus desempenhos no compromisso com o consumo de ovos livres de gaiola

Eduarda Schuh

O novo relatório EggLab, construído pelo Fórum Animal durante 2023, está disponível para consulta pública. Mas antes que você visite o documento, precisamos falar sobre o trabalho que ele representa e como você pode, de forma simples, colaborar com o bem-estar animal. 

A EggLab é uma plataforma criada coletivamente com a finalidade de acompanhar o desempenho das marcas na transição para o uso de ovos de galinhas livres de gaiolas. A ideia é garantir a continuidade do compromisso público assumido pelas empresas e instituições e promover a transparência nesse processo

Os ovos livres de gaiola são uma alternativa ao padrão cruel da indústria convencional de ovos, que mantém galinhas encarceradas em cubículos durante toda a vida no sistema convencional, conhecido como gaiolas em bateria. Essa é uma prática que, além de adoecer esses seres, retira-lhes o direito de locomoção, de abrir suas asas, de ciscar e de interagir com outros animais e exercer seus comportamentos naturais. Em todo o mundo, são bilhões de aves servindo à produção de ovos, em um contexto de sofrimento e baixos índices de bem-estarr extremos, por anos, até a morte.

Essa prática, no entanto, vem tornando-se obsoleta em muitos países como resultado das exigências da sociedade. No Brasil, em que o sistema livre de gaiola ainda não é estabelecido pela legislação, não estamos fora deste avanço. Pois mais de 200 empresas de relevância nacional e multinacional assumiram o compromisso de eliminar a produção e/ou consumo de ovos provenientes do sistema de gaiolas, impactando significativamente na cadeia produtiva.

O IMPACTO

A alternativa a essa produção, deve garantir que os animais passem, pelo menos por um período do dia, em um espaço livre para poder transitar e exercer seus comportamentos impossibilitados pelo confinamento nas  gaiolas. Assim, aumentando a qualidade de vida, a saúde e o nível bem-estar dessas galinhas.

“Mas, como nós, enquanto indivíduos ou sociedade civil organizada, podemos agir para diminuir essa prática?” 

O ideal, no ponto de vista da libertação animal, é que esse “tipo” de indústria fosse erradicada. Porém, sabemos: a consideração dos animais enquanto seres sencientes — e não objetos de produção e consumo — ainda é exclusiva de uma parcela minoritária da sociedade. Principalmente quando tratamos de animais não-domésticos e culturalmente vinculados à alimentação humana. Por isso, na conjuntura atual, a redução dos danos e a transição do modelo de cadeia produtiva, é o caminho possível. 

Nesse sentido, a EggLab — em conjunto à Iniciativa MIRA e ao departamento de Relações Corporativas — é uma das ferramentas de atuação do Fórum Animal na luta pela adoção de um sistema livre de gaiolas. O nosso trabalho começa a partir de acordos com empresas que se comprometem a fazer uma mudança gradual, dentro de um prazo, em seu modelo de consumo e/ou produção. Dessa forma, fortalece-se os produtores livres de gaiola, barateando e viabilizando o crescimento dessa prática.

Salienta-se que, durante esse processo, é comum que as empresas que adotam o compromisso público encontrem dificuldades. Dessa forma, as ONGs e os consumidores devem trabalhar juntos para que os acordos não sejam descumpridos. Sem esse trabalho conjunto, as marcas ganham margem para abandonar o compromisso sem nenhuma consequência ou reivindicação. Portanto, juntos, as organizações e seus apoiadores, como representantes legítimos da sociedade civil,incentivam a aderência ao compromisso e exigem o seu cumprimento. 

Essa é a razão da existência da plataforma EggLab, que, durante os meses de 2023, fez o trabalho de buscar respostas e comunicar-se com as marcas publicamente comprometidas. Em nosso relatório, estão as empresas que atuam no território brasileiro e assumiram o compromisso público. Você pode conferir o status dos compromissos, quais delas prestaram contas e como se sucedeu a transição e o consumo em 2023. 

Para quem chegou até aqui, ressaltamos: mais do que nos mantermos informados sobre a causa e a atuação das marcas, devemos agir coletiva e ativamente. Portanto, se puder, divulgue e continue acompanhando o nosso trabalho, compartilhe informações e exija, nos meios e canais possíveis, a ação de atores responsáveis. Em nome do bem-estar animal, por uma sociedade mais ética, sensível e consciente para todos os seres.

Confira o desempenho dos compromissos públicos do relatório EggLab 2023 (ou de outros anos): https://www.egglab.org.br/auditoria/ 

Compartilhe

veja mais