VII Seminário de Defesa Animal: Desafios da Sociedade Civil e do Poder Público
LOCAL: Sede do ICMBio, em Brasília 
Complexo Administrativo EQSW 103/104 s/n – Cruzeiro / Sudoeste / Octogonal, Brasília – DF, 70670-350
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

o fórum animal

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA) nasceu da empatia e compaixão pelos animais da bióloga e ativista Sônia Peralli Fonseca, em 1998. Desde então, trabalha para que os animais sejam respeitados como seres sencientes, ou seja, que são capazes de sentir e ter experiências positivas e negativas. 

Com uma  equipe multidisciplinar, formada por médicos veterinários, advogados, profissionais de marketing, comunicação e pesquisadores, o Fórum Animal dá suporte no desenvolvimento de ações de proteção e defesa animal em todo território nacional. 

O viI seminário de defesa animal

O Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal- FNPDA realizará de 22 a 24 de maio de 2024 o VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE DEFESA ANIMAL: DESAFIOS DA SOCIEDADE CIVIL E DO PODER PÚBLICO, no coração do Brasil, Brasília, DF. 

O evento contará com palestrantes com larga experiência em projetos e atuação na defesa animal no Brasil, e Philip Lymbery, da Compassion in World Farming (CIWF) UK, organização fundada em 1967 para combater a crueldade aos animais de produção, e David Cassuto, professor americano renomado em Direito Ambiental e Animal, pretende levantar um debate sobre os aspectos éticos, bioéticos e socioambientais da proteção dos animais.  

O primeiro dia será destinado ao Direito Animal, com mesas de discussão sobre Direito Animal na prática, Animal é caso de polícia, O Direito Animal no STF e Advocacia Animalista. Contará com renomados juristas do Direito Animal, juízes e promotores públicos. Para encerrar esse primeiro dia de forma brilhante, contaremos a presença do Prof. Dr. Francisco Garcia, deputado estadual da Paraíba.  

Discussões sobre o Animais silvestres: pela vida e liberdade” abrirão o segundo dia de evento, seguido de discussões sobre “Tráfico de animais silvestres: resgate, recuperação e reintrodução”, “Uso de animais no ensino e pesquisa”, “Manejo Populacional de Cães e Gatos” e finalizando com a mesa redonda “Enfrentamento da Esporotricose”. Esse dia será finalizado com a participação virtual do líder visionário e inovador na área de bem-estar animal,  Philip Lymbery, apresedntando o seu livro “Faltam poucas colheitas”, traduzido para o português e lançado no Brasil pela editora xxx. Na sequência, todos estão convidados para participarem de um coquetel vegano com rodas de conversa entre as entidades de proteção animal, protetores, juristas e demais participantes.  

Na sequência, a continuidade das discussões sobre “Meio Ambiente e Bem-Estar Animal”, contando com a presença da Exma. Ministra do Meio Ambiente e as organizações Greenpeace, SOS Mata Atlântica e Fundação Florestal. “Carne Cultivada” também será tema desse dia, com a participação do Laboratório de Carne Cultivada da Universidade Federal do Paraná e do especialista do Policy and Good Food Institute. Na sequência, um grande debate com temas que envolvem desafios para a proteção animal, incluindo: Abate de jumentos e o Desafio para o fim da tração animal. O enfrentamento de algumas problemáticas que envolvem a proteção dos animais no nosso país finalizará o seminário, contando com o time da Frente Legislativa do Fórum Animal e apresentação de “Projetos para o bem-estar de animais que vivem em situação de fazenda”.  

O VII Seminário do FNPDA ainda contará com apresentação de trabalhos científicos, aproximando ainda mais a comunidade científica das demandas sociais que envolvem o bem-estar animal. Por outro lado, a apresentação e experiências bem-sucedidas abre as portas para a troca de conhecimentos de projetos extensionistas e de protetores de animais. 

Para o encerramento do evento, o Juiz Federal Vicente de Paula Ataíde Junior trará insights para defesa dos animais, seguida pela Diretora Presidente do Fórum Animal, Elizabeth Suzanne Mac Gregor. Os participantes serão convidados para a ultima roda de conversa e confraternização. 

Contamos com todos sociedade civil, os pesquisadores e acadêmicos e políticos para juntos trocarmos experiencias e juntos construirmos as melhores estratégias na luta pelo direito, defesa e proteção aos animais. 

A submissão de trabalhos

O VII Seminário do FNPDA ainda contará com apresentação de trabalhos científicos, aproximando ainda mais a comunidade científica das demandas sociais que envolvem o bem-estar animal. Por outro lado, a apresentação e experiências bem-sucedidas abre as portas para a troca de conhecimentos de projetos extensionistas e de protetores de animais. 

A equipe do melhor trabalho científico e da melhor experiência bem-sucedida serão premiados com o valor de R$1.500,00 cada, destinados para a compra de materiais de consumo ou permanente para a continuação do projeto/experiência. 

os palestrantes

Os mais renomados palestrantes de suas respectivas áreas de atuação foram convidados a compartilhar seus conhecimentos, de forma on-line ou presencial. 

a comissão organizadora

Composta por profissionais atentos e capacitados com o objetivo de criar um evento único, onde cada detalhe foi pensado com muito carinho, cuidado e técnica para que você possa aprender, desfrutar e evoluir. 

DIREÇÃO

Taylison Santos

Diretor Executivo no Fórum Animal

Ana Paula Vasconcelos

Diretora Jurídica no Fórum Animal

Vânia de Fátima Plaza Nunes

Diretora Técnica do Fórum Animal

Elizabeth MacGregor

Presidente do Fórum Animal

SECRETARIA DO EVENTO

Rita de Cássia Maria Garcia

Professora - UFPR

membros

Elsa Helena Barreto

Gerente Executiva no Fórum Animal

Lucas Galdioli

Gerente de Projetos no Fórum Animal

COMISSÃO CIENTÍFICA

Elsa Helena Barreto

Gerente Executiva no Fórum Animal

Vânia de Fátima Plaza Nunes

Diretora Técnica do Fórum Animal

Elaine Sans

Coordenadora de engajamento com produtores no Fórum Animal

Luiz Rezende

Gerente de Relações Corporativas no Fórum Animal

COMISSÃO EXTENSIONISTA E DE EXPERIÊNCIAS DE PROTEÇÃO E DEFESA ANIMAL

Vânia de Fátima Plaza Nunes

Diretora Técnica do Fórum Animal

Elizabeth MacGregor

Presidente do Fórum Animal

Ana Paula Vasconcelos

Diretora Jurídica no Fórum Animal

Renata Santinelli

Coordenadora no Fórum Animal

REALIZAÇÃO

apoio