Dia Mundial sem Carne

Hoje, 20 de março, é celebrado o Dia Mundial Sem Carne. A data tem o intuito de conscientizar a população sobre os impactos do consumo de carne, além dos benefícios de uma alimentação vegetariana.

O consumo global de carne aumentou de 71 milhões de toneladas, em 1961, para 343 milhões de toneladas no fechamento de 2022. Trata-se de um aumento de cinco vezes no consumo, o que representa um risco para o ecossistema.

O impacto da pecuária é ambientalmente desastroso, sendo que esta utiliza grandes quantidades de recursos naturais, como o solo e a água, e gera significativa emissão dos gases de efeito estufa relacionados às mudanças climáticas no mundo.

Atualmente, discute-se o uso de estratégias para mitigar esses efeitos negativos do impacto da pecuária. Porém, estas técnicas não são suficientes, pois não eliminam o problema. Esse impacto, adicionado ao atual sistema econômico baseado na globalização e no livre comércio, acentuam os problemas ambientais. 

Existe embasamento científico para a mudança no consumo: estudos populacionais que comparam grupos vegetarianos e não-vegetarianos com estilo de vida similar muitas vezes demonstraram que, com a alimentação vegetariana, há uma menor incidência de doenças crônicas não transmissíveis, como dislipidemias (alteração dos lipídios no sangue), hipertensão, cardiopatia isquêmica (infarto agudo do miocárdio), diabetes, diversos tipos de câncer e obesidade.

Dessa maneira, em termos de saúde global e saúde integrada, em um mundo que a demanda por alimentos é crescente e os recursos se tornam mais escassos, é cada vez mais frequente vermos publicações científicas que retratam a dieta vegetariana estrita e o estilo de vida vegano como o ideal para que possamos criar uma nova perspectiva de sobrevivência das espécies, de reduzir os impactos negativos no planeta Terra e ter desenvolvimento sustentável.

O Fórum Animal sugere a todos que conheçam e adotem uma alimentação vegetariana estrita e um estilo de vida vegano. Nosso curso gratuito “Veganismo: um modo de viver justo para todos”, assíncrono e virtual, é disponibilizado através de nosso Projeto VegMonitor.

Compartilhe

veja mais