Conheça a campanha Alg*ritmo Selvagem Reset, do Instituto Ampara Animal

No vasto universo das redes sociais, é comum nos depararmos com uma infinidade de conteúdos destinados ao entretenimento. Porém, é importante refletir sobre os meios pelos quais esse entretenimento é produzido e consumido, especialmente quando envolve animais.

O uso de animais em redes sociais para entretenimento humano é uma prática alarmante que merece nossa atenção. Esses animais são objetificados e muitas vezes submetidos a situações de estresse e condições precárias, tudo em nome de likes e compartilhamentos. Esses likes e compartilhamentos favorecem o interesse por tratar animais silvestres como pets e, por consequência, estimulam o tráfico e o comércio dos animais. 

É necessário entendermos qual a implicação ética de  utilizar seres vivos como meros objetos de entretenimento. Os animais têm suas próprias necessidades, instintos e dignidade, e não devem ser reduzidos a simples adereços para divertir o público virtual.

Nesse contexto, gostaríamos de convidar vocês a conhecer a Campanha “Alg*ritmo Selvagem Reset”, do Instituto Ampara Animal. Essa campanha tem sido promovida pela frente do Instituto que tem o foco na proteção da fauna silvestre, a frente AMPARA Silvestre (@amparasilvestre). Ao conscientizar a comunidade sobre o tráfico de animais selvagens e incentivar uma reflexão sobre o uso responsável e ético dos recursos naturais, o Instituto reforça a constante luta pela proteção e o bem-estar dos animais. 

Uma das ações da campanha é a exposição “Alg*ritmo Selvagem Reset” em exibição na Av. Paulista, até dia 03 de abril de 2024. Essa é uma oportunidade valiosa para ampliar essa reflexão. Ao apresentar ao público a beleza e a importância da vida selvagem, bem como, os desafios enfrentados por esses animais devido à exploração e ao tráfico, a exposição convida-nos a repensar nossa relação com o meio ambiente e com todas as formas de vida que o habitam.

Portanto, ao navegarmos pelas redes sociais, devemos estar atentos ao impacto que nossas interações têm sobre os animais. Optar por conteúdos que promovam o respeito, a preservação e a valorização da vida animal é um pequeno gesto que pode fazer uma grande diferença. 

Visite o site da AMPARA Silvestre para conhecer a campanha e se programar para visitar a exposição! 

Juntos, podemos construir um mundo mais justo e compassivo para todas as espécies.

Thayara Nadal, Médica Veterinária no projeto Vida Silvestre, Vida livre do Fórum Animal.

Compartilhe

veja mais